TCA recebe Marina Lima no projeto Mulher com a Palavra


A cantora Marina Lima abre o ciclo de encontros do projeto "Mulher com a palavra”", em 2017. O evento ocupará o palco do Teatro Castro Alves, no dia 29 de maio, às 19h30, com mediação da jornalista Rita Batista.

Com o tema "Atitude Feminina e Liberdade Sexual", o projeto receberá uma das mais importantes cantoras brasileiras, que traz a experiência como artista e de posicionamentos que tomou ao longo da carreira, especialmente por ser mulher. Marina Lima sempre demonstrou opinião, mesmo quando poucas artistas falavam abertamente sobre homoafetividade. Em 2017, o "Mulher com a palavra" tem como proposta a inspiração para a transformação.

O projeto "Mulher com a palavra" é uma parceria da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres e da Maré Produções Culturais, com patrocínio da Bahiagás e do Instituto Avon. O projeto se configurou como um espaço de reflexão sobre temas urgentes referentes ao empoderamento feminino, propondo e provocando a reflexão sobre questões políticas e comportamentais.

MARINA LIMA
A cantora e compositora carioca Marina Lima, 61 anos, ganhou reconhecimento pela interpretação e originalidade na década de 80 e se tornou um dos grandes nomes do pop-rock nacional. Com influências que passam pelo pop, rock, blues, bossa-nova e música eletrônica, Marina começou a carreira no fim da década de 70, gravou hits como “À Francesa”, “Fullgás”, “Nada por Mim”, "Uma Noite e ½", "Pessoa", entre tantas outros que arrebatam multidões.

O primeiro disco foi lançado em 1979: o LP "Simples como fogo", No ano seguinte emplacou o primeiro sucesso nas rádios: "Nosso estranho amor", composição gravada em parceria com Caetano Veloso, ocupando os primeiros lugares nas paradas de sucesso. Ao longo da carreira , Marina acumulou prêmios, nos anos de 1987 e 1989, como melhor cantora de pop rock, melhor disco e melhor intérprete.

Aos 43 anos, Marina Lima posou para a revista Playboy, no fim da década de 90, momento em que disse viver o apogeu da feminilidade. Depois de seis anos longe dos palcos, a cantora voltou a fazer shows, divulgando o disco "Síssi na Sua", numa turnê iniciada em Juiz de Fora, Minas Gerais. Em 2003, gravou seu 1º DVD, o "Acústico MTV" e em sua trajetória acumula 19 álbuns gravados. No último, intitulado "No Osso ao vivo", lançado em 2015, Marina fez um trabalho acústico, com voz e violão.

Marina Correia Lima, filha dos piauienses Ewaldo e Amélia, morou grande parte da vida no Rio de Janeiro e, atualmente, reside em São Paulo. Além de explorar todos os campos da música, Marina também foi apresentadora do programa "Saia Justa", no canal GNT. Em novembro de 2016, a artista lançou seu primeiro livro, "Maneira de Ser" (ed. Língua Geral), nem uma biografia, nem uma ficção. Marina não dá respostas, mas mostra o seu percurso, construindo um caderno íntimo, filtrado pelo afeto. "Maneira de Ser" é também o título da primeira canção que compôs.


SERVIÇO
MULHER COM A PALAVRA
DATA: 29 de maio
HORÁRIO: 19h30
LOCAL: Sala Principal do Teatro Castro Alves
INGRESSOS: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

*Ingressos possuem cota de 40% de meia entrada.
** Estudantes devem apresentar a carteira de estudante para comprovar a meia entrada.