Sessão especial da Alba celebra os 50 anos do TCA

Cultura -

Palco de divulgação da cultura, espaço de promoção e da revelação de talentos da Bahia e do Brasil, ponto de convergência entre o clássico e a vanguarda das mais variadas expressões artísticas, patrimônio histórico e cultural nacional, o Teatro Castro Alves (TCA) entra mais uma vez em cena como protagonista, desta vez no papel do homenageado.
Nesta quarta-feira (24), o maior complexo cultural da Bahia e do Nordeste abre as portas de sua Sala Principal para uma sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), em comemoração aos seus 50 anos de existência. O evento, que contará com as presenças do governador Rui Costa e do presidente da Alba, Ângelo Coronel, terá apresentações da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), do Núcleo estadual de Orquestras jovens da Bahia (Neojibá) e do Balé Teatro Castro Alves.

Na ocasião, a Orquestra Sinfônica da Bahia ao lado do NEOJIBA executaram os hinos nacional e da Bahia. O BTCA - Balé Teatro Castro Alves, por sua vez, apresenta seu mais novo espetáculo Lub Dub, criada pelo dançarino, coreógrafo, compositor e ex-rapper sul-coreano Jae Duk Kim, diretor da Modern Table Dance Company, com sede em Seul.
Com 10 bailarinos no palco, Lub Dub utiliza a percussão como motivação sonora. A estrutura coreográfica se desenvolve alternando movimentos de tração e estremecimento, intercalando cenas dinâmicas e estados de relaxamento, mantendo as características peculiares do coreógrafo: ele utiliza o ritual e o contemporâneo, oscilando do silencio absoluto à vertigem, em questão de instantes, sempre em estreita relação com a trilha sonora.

"O TCA é uma das mais belas expressões da união de esforços das classes artísticas e políticas. Ele nasce em 1948, a partir do projeto do então deputado estadual Antonio Balbino, que não tem a oportunidade de inaugurá-lo como governador por causa de um incêndio que o destruiu e só é reconstruído 9 anos depois, após muita luta dos artistas que chegaram a produzir espetáculos em meio aos seus escombros", justifica a deputada Fabíola Mansur, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços públicos da Alba e autora da proposição.

A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados nas bilheterias do TCA a partir desta segunda-feira, 22, até meia hora antes do espetáculo, até a lotação máxima da Sala Principal, que é de 1.554 lugares. A sessão especial da Alba coroa uma série de eventos comemorativos ao cinquentenário do TCA, iniciados no dia 4 de março, data que marca oficialmente os 50 anos de sua fundação.