Museu Udo Knoff participa da 15ª Semana de Museus com palestras, ação educativa e visita mediada

Cultura -
Foto: IPAC



A 15ª Semana Nacional de Museus terá programação no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica. Localizado no Pelourinho, o museu promoverá atividades gratuitas a partir desta quinta-feira (18) com a palestra "O Ateliê de Cerâmica Udo Knoff: a história que precisa ser contada", às 16h. Já na sexta (19), às 14h, é a vez da palestra "O Restauro dos Painéis de Azulejo de Jenner Augusto" e uma oficina onde os presentes vão aprender a pintar azulejos. Às 14h30 do sábado (20) acontece o II Roteiro de Visitação 'Os azulejos da Bahia pelo olhar de Udo Knoff' . A palestra 'O Ateliê de Cerâmica Udo Knoff: a história que precisa ser contada' será ministrada por Eliana Mello, doutoranda no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. A atividade consiste em divulgar o trabalho feito no atelier do ceramista alemão Udo Knoff, de onde saíram revestimentos cerâmicos que fazem parte do patrimônio de azulejos da Bahia. A palestra será realizada na quinta-feira (18), das 16h às 18h.

Na sexta-feira (19) será realizada a palestra "O Restauro dos Painéis de Azulejo de Jenner Augusto", às 14h. "Será uma apresentação sobre esse que foi o primeiro trabalho de transposição de azulejos realizado em Salvador. Estes painéis estavam decorando o Restaurante Alto de Ondina e corriam sério risco de degradação. Então foram recolocados no Jardim Zoológico e podem ser visitados ainda hoje. Explica Renata Alencar, coordenadora do Museu.

Logo após ocorrerá um desdobramento lúdico onde os participantes vão participar de uma oficina de pintura em azulejo, com a intenção de aflorar o exercício da criatividade e o senso de observação. Para esta oficina foi convidada a ceramista e artista plástica Norma Couto.

Para fechar a programação, no dia sábado (20), às 14h30, os especialistas em azulejaria Estácio Fernandes e Eliana Mello promoverão o II Roteiro de Visitação 'Os azulejos da Bahia pelo olhar de Udo Knoff', que se trata de uma visita aos azulejos de fachada localizados no Centro Histórico e Avenida Joana Angélica. Além dos azulejos de fechada, a visita inclui o Lar Franciscano (Baixa dos Sapateiros) e a Casa da Providência (Saúde). "Procuramos identificar os exemplares que formam a coleção feita pelo ceramista, preservada hoje como acervo do museu e que foi também registrada nas 60 pranchas em aquarela que ilustram o livro ‘Azulejos da Bahia’ de Udo Knoff", ressalta Renata Alencar, coordenadora do museu.

Na oportunidade, os interessados vão aprender sobre a azulejaria histórica no contexto urbano, perceber o papel do museu no compartilhamento da memória cultural da sociedade e refletir sobre a importância da preservação deste legado. A atividade terá público máximo de 20 pessoas. Toda esta programação é uma parceria entre o Museu Udo Knoff, Estácio Fernandes e Eliana Mello. As inscrições são realizadas através do email educativoudoknoff@gmail.com ou telefone: 3117-6388.

15ª SEMANA DE MUSEUS - Temporada cultural coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A 15ª Semana de Museus acontece de 15 a 21/05 nos diversos museus do Brasil. Com a temática "Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, a 15ª Semana de Museus mais de mil museus de todo o país, oferecendo ao público 3 mil atividades especiais como visitas mediadas, palestras e oficinas. Acompanhe a programação dos museus do Estado no blog: https://dimusbahia.wordpress.com/.

SERVIÇO

15ª Semana de Museus
Local: Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica
Endereço: Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho, Salvador
Programação:
18/05 (quinta) – Palestra com Eliana Mello: ‘O Ateliê de Cerâmica Udo Knoff: a história que precisa ser contada’, às 16h.
19/05 (sexta) – Palestra "O Restauro dos Painéis de Azulejo de Jenner Augusto", às 14h, seguida de oficina de pintura em azulejo com Norma Couto (máximo 20 pessoas).
20/05 (sábado) – II Roteiro de Visitação ‘Os azulejos da Bahia pelo olhar de Udo Knoff’ com Estácio Fernandes e Eliana Mello, às 14h30 (máximo 20 pessoas).

Inscrições: Através do e-mail educativoudoknoff@gmail.com ou telefone: 3117-6388.
Atividades gratuitas.