Mostra de Cinema e Direitos Humanos começa esta semana na Walter da Silveira

Cultura -



A Sala Walter da Silveira, localizada na Biblioteca Pública do Estado (Barris), recebe desta quarta-feira (17), até o próximo dia 22, a 11ª edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que busca promover a cultura e educação em Direitos Humanos. A ideia é ampliar os espaços de debate e discussão, por meio da linguagem cinematográfica, disseminando o exercício da solidariedade e do respeito às diversidades.

Além de Salvador, a Mostra passará por centros culturais, escolas, instituições públicas e privadas do Distrito Federal e das outras 25 capitais do País. A expectativa é receber um público de 30 mil em todo o Brasil. O evento conta com apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS),
Na abertura, nesta quarta, serão exibidos dois curtas – ‘Depois Que Te Vi’, de Vinícius Saramago, sobre direito das pessoas com deficiência; e ‘De Que Lado Me Olhas’, de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi, que foca na diversidade sexual e cidadania LGBT. A exibição dos os outros acontecem sempre a partir das 14h.

Nesta edição, 29 filmes – entre curtas, médias e longa-metragens – compõem o circuito principal, que será dividido em três mostras -Panorama, com 17 produções sobre pessoas com deficiência, negros, idosos e população LGBT; Temática, que abordará questões de gênero em sete títulos; e Homenagem, com foco na obra da cineasta Laís Bodansky, com os cinco trabalhos selecionados tendo relevância em discussões sobre igualdade e direitos de oportunidade. A novidade deste ano é a 'Mostrinha', que exibirá oito curta-metragens para o público infanto-juvenil.

A Sala Walter da Silveira é um cinema ligado à Diretoria de Audiovisual (Dimas), da Fundação Cultural do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

SERVIÇO
11ª edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos
Data: de quarta-feira (17) a segunda-feira (22)
Horário: sempre às 14h
Valor: gratuito
Local: Sala Walter da Silveira - na Biblioteca Pública do Estado (Barris)