Mostra audiovisual itinerante circula pelo território da Bacia do Paramirim

Cultura -



Em 3ª edição, a mostra audiovisual itinerante “É no pé do morro, é lá no cafundó, Vai de Rural” novamente pede passagem e se lança a novos caminhos e comunidades através do encontro do cinema com outras artes. Depois de já ter circulado em duas edições por diversos povoados e comunidades do território da Bacia do Paramirim, na Bahia, desta vez passará por Preá, em Botuporã; Saco do Fogo, em Ibipitanga; Boa Madeira, Pajeú e Macaúbas, em Macaúbas, entre os dias 14 e 20 de maio.
O projeto é uma realização da Kinema Kortseco Produtora Audiovisual e Processos Colaborativos, com sede em Vitória da Conquista, em parceria com o produtor cultural macaubense Helivelto Lima, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, por meio do edital de Territórios Culturais.

Teatro para seu evento
Carregando na bagagem uma composição que permite a cultura local dialogar com distintas intervenções artísticas, a ação harmoniza o conhecimento local com as vivências dos tripulantes da Rural. Nas atividades deste ano, haverá exibição de vídeos que abordarão Patrimônios Culturais (Materiais e Imateriais) do Nordeste brasileiro, além da apresentação de diversas modalidades circenses em diálogo com outras artes integradas. Para completar, serão distribuídos CDs com músicas dos grupos de Terno de Reis da Bacia do Paramirim, ao lado de manifestações populares, videoinstalação e exposição fotográfica apresentando as belezas naturais e culturais da região.
O projeto também conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Apoio cultural da Prefeitura Municipal de Macaúbas, Prefeitura Municipal de Ibipitanga e Prefeitura Municipal de Botuporã. A 1ª edição foi realizada em 2013 por meio do edital Microprojetos Culturais, da Funarte e Ministério da Cultura, e a 2ª, em 2015.

A continuidade da mostra reflete sobre a prática em processos de produção e difusão audiovisual, mais especificamente sobre a experiência e os resultados obtidos nas edições anteriores, que já percorreram 13 comunidades pertencentes à Bacia do Paramirim. O projeto visou inicialmente à exibição de “É no pé do morro, é lá no cafundó” (2011), de Denise Santos, como um feedback, em prática de alteridade, aos próprios personagens participantes do filme, gravado neste território de identidade, tornando-se o título tema da Mostra Vai de Rural.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.