Cultura em Movimento - Perfil: Odre Consiglio

Cultura

Quem: Odre Consiglio
Idade: 57
Atuação: Circense



A artista circense Odre Consiglio começou a vida artística no teatro, como atriz, ainda adolescente. Profissionalizou-se trabalhando em peças e projetos até que nos anos de 1970 chegou a academia Piolin, daí a paixão pelo circo superou tudo. "Havia várias coisas contra mim, já estava velha para ter o circo como carreira, não era tão flexível e nem tão pouco pequena como a maioria das circenses, mesmo assim o amor e paixão driblam tudo e eu comecei minha vida no circo", conta.

Odre treinou para superar as adversidades. No seu primeiro espetáculo entrou montada num elefante desfilando pela arena do circo e se consagrou com aquele que seria um dos seus principais números: o chicote. Nas apresentações seguintes se jogou pelos ares, começou a fazer trapézio solo. "Apesar de sempre ser indicada para malabares, que era no chão, o que eu queria mesmo é voar". Durante muito tempo ela passou pelos mais variados números de circo, cama elástica, fita chinesa, corda indiana, até pirofagia. Viveu de teatro e circo, e assim rodou o país e o mundo, desde estágio nos circos das periferias em Salvador, até carreira internacional. "Fiquei um bom tempo viajando. No início dos anos 1980, todo final de ano ia e voltava de São Paulo e do Rio de Janeiro apresentando peças, inclusive no Circo de Arena. Rodei o México com numero de chicote, fui de ponta a ponto do Brasil, parte dos Estados unidos e do Uruguai".

Na Turquia conheceu o Pole Dance e acabou criando seu método próprio, um pole dance circense, voltado principalmente para o condicionamento físico. Com isso tem vários projetos sendo pensados e recentemente ganhou o edital de mobilidade do Fundo de Cultura que permitiu que ela passasse seis meses em Florianópolis trocando conhecimento com o Circocan.

Leia outros perfis da Série Cultura em Movimento