Biblioteca Central do Estado comemora 206 anos com programação especial

Cultura -
Foto: Mateus Pereira



Na próxima sexta-feira (12), a Biblioteca Central do Estado da Bahia abre suas portas ao público com uma programação especial em comemoração aos seus 206 anos. A mais antiga da América Latina e primeira biblioteca pública do Brasil, foi fundada em 13 de maio de 1811, com um acervo inicial de 3 mil livros.

Este ano, para registrar mais de dois séculos de serviço à comunidade de leitores baianos, a Fundação Pedro Calmon disponibiliza uma programação especial na Biblioteca Central, com atividades abertas ao público, entre às 9h e 19h. O dia festivo começa com a abertura da Exposição “A primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina”, que conta a história da Biblioteca Central através de 17 painéis compostos por textos e imagens históricas.

A data será marcada ainda pela apresentação do Balé do TCA, doação de acervos, palestra O papel da biblioteca pública no século XXI, com o diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC), Cristian Brayner e literatura de cordel com poeta Antônio Barreto. As comemorações serão encerradas com a segunda edição do Violão e a Palavra, que terá participação honrosa do secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal e do cantor, violonista, arranjador e compositor, Roberto Mendes. O projeto repetirá o sucesso do encontro realizado na Flica, no ano passado.

Biblioteca Central - Em 2016, 38,2 mil pessoas visitaram o espaço de pesquisa pública que disponibiliza atualmente um acervo de 600 mil obras, distribuídas entre livros, jornais, revistas e materiais audiovisuais. Um dos setores mais visitados da Biblioteca Central é o de Periódicos, que recebeu mais de 14 mil pessoas somente no ano passado. Outras 6 mil pessoas foram atendidas para empréstimo de livros, já o Setor de Pesquisa, recebeu 5,6 mil leitores.

As obras da Biblioteca Central estão distribuídas por diversos setores como: Braille, Infantil, Pesquisa/Referência, Empréstimo, Periódicos, Obras Raras e Valiosas, Documentação Baiana, Artes e Audiovisual. A unidade desenvolve ainda atividades culturais e acadêmicas, como orientação aos portadores de deficiência visual, orientação à pesquisa, lançamentos de livros, exibição de filmes, dentre outras.

Confira aqui a programação completa dos 206 anos da Biblioteca Central do Estado da Bahia:

9h - Abertura da Exposição: A primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina
Local: Foyer da Biblioteca Central

A história da primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina é contada através de 17 painéis compostos por textos e imagens veiculando de forma contemporânea a importância dessa instituição bicentenária. Estarão representados os registros de todos os caminhos percorridos pela Biblioteca Pública, fortalecidos pela relevância do seu papel formativo e de disseminação da informação, dialogando com a
sociedade e promovendo a integração sociocultural na contemporaneidade.

9h30 - Performance do Balé do TCA
Local: Sala Walter da Silveira
Apresentação do solo - O laço e o abraço - Alice Becker

10h - Doação de acervo da ALBA e da FCJA
Local: Sala Walter da Silveira
Doação de 15 kits de contendo 5.500 exemplares de obras publicadas pela Fundação Casa de Jorge Amado;
Doação de obras publicadas pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

10h20 - Palestra do diretor do DLLLB/MinC - Cristian Brayner
Local: Sala Walter da Silveira
Tema: O papel da biblioteca pública no século XXI

16h - Apresentação do Coral dos Odontólogos da Bahia
Local: Quadrilátero da Biblioteca

16h30 - Cantilena
Local: Quadrilátero da Biblioteca
Apresentação de música acompanhada de declamação de poesias por Rita Pinheiro, Evangel Vale e Cristina Gonçalves.
Realização: Associação Baiana para Cultura e Inclusão (ABACCI)

17h30 - Literatura de Cordel
Local: Escadaria da Biblioteca
Apresentação do cordelista Antônio Barreto - leitura de cordéis com o tema voltado para a leitura, informação e a importância da biblioteca.

19h - Violão e a Palavra
Local: Escadaria da Biblioteca Central
Participação do secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, e do cantor, violonista, arranjador e compositor, Roberto Mendes.