Palacete das Artes exibe filmes gratuitos para público diversificado


Para quem gosta de cinema, o Palacete das Artes traz filmes gratuitos para os amantes da sétima arte. Todas as quartas-feiras, com o tema "Uma Ideia na Cabeça", serão exibidos clássicos de diretores como Gauber Rocha, Anselmo Duarte, entre outros. E nas sextas-feiras, focada na temática "Pequenas Grandes Obras", serão apresentado películas de Michael Radford, "O Carteiro e o Poeta" e muito mais. Veja a programação completa, sempre às 17h.

ÀS QUARTAS FEIRAS:
UMA IDEIA NA CABEÇA
Dia 8 - O PAGADOR DE PROMESSAS
Diretor: Anselmo Duarte - Brasil, 1962
Elenco: Leonardo Villar, Glória Menezes, Dionísio Azevedo e Geraldo Del Rey
Sinopse: Zé do Burro é um homem humilde que enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruz de madeira por um longo percurso até a igreja de Santa Bárbara em Salvador. Baseado na peça de Dias Gomes e único filme brasileiro a receber a Palma de Ouro em Cannes.
Duração: 98 minutos/ Preto e Branco
Horário: 17 horas

Dia 15 - TERRA EM TRANSE
Diretor: Gauber Rocha - Brasil, 1967
Elenco: Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy e Glauce Rocha
Sinopse: Passado num país fictício, Eldorado, o filme é uma grande parábola da história do Brasil no período 1960-66, com seus personagens de diferentes tendências políticas. O diretor realizou uma exaustiva crítica aos que participaram daquele processo, incluindo as diferentes correntes da chamada esquerda brasileira. Um dos motivos pelos quais foi mal recebido por parte da crítica e por alguns intelectuais nacionais. Sua narrativa alegórica e operística, levada a extremos, causou também um grande polêmica, influenciando até hoje, vários cineastas.
Duração: 106 minutos/ Preto e Branco
Horário: 17 horas

Dia 22 - MACUNAÍMA
Diretor: Joaquim Pedro de Andrade - Brasil, 1969
Elenco: Grande Otelo, Paulo José, Jardel Filho e Dina Sfat
Sinopse: Macunaíma é um herói preguiçoso e sem nenhum caráter. Nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto deixa o sertão em companhia dos irmãos e vive aventuras na cidade. Macunaíma ama vários tipos de mulheres, enfrenta vilões milionários e personagens mitológicos. Baseado na obra de Mario de Andrade, grande sucesso de bilheteria do cinema nacional.
Duração: 108 minutos/ Colorido
Horário: 17 horas

Dia 29 - TROPICÁLIA
Diretor: Marcelo Machado – Brasil, 2012
Elenco: Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros
Sinopse: Uma análise sobre o importante movimento musical homônimo, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil no final dos anos 1960. O documentário resgata uma fase na história do Brasil em que a cena musical fervilhava e os festivais revelavam novos talentos. Ao mesmo tempo, o Brasil sofria com a ditadura dos militares no poder, o que fez com que artistas, intelectuais e ativistas fossem torturados, mortos e exilados do país.
Duração: 87 minutos / Colorido
Horário: 17 horas

ÀS SEXTAS FEIRAS:
PEQUENAS GRANDES OBRAS
Dia 3 - O CARTEIRO E O POETA (Il Postino)
Diretor: Michael Radford -  Itália, França e Belgica, 1994
Elenco: Philippe Noiret, Massimo Troisi e Maria Grazia Cucinotta
Sinopse: Por razões políticas o poeta Pablo Neruda se exila em uma ilha na Itália. Lá um desempregado quase analfabeto é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade e a descoberta da poesia pelo carteiro. Indicado a três Oscars e vencedor de Melhor Trilha Sonora.
Duração: 108 minutos/ Colorido
Horário: 17 horas

Dia 10 - SE MEU APARTAMENTO FALASSE (The Apartement)
Diretor: Billy Wilder - EUA, 1960
Elenco: Jack Lemmon, Shirley MacLaine e Fred MacMurray
Sinopse: Um funcionário ambicioso descobre um atalho para subir na companhia em que trabalha: ceder seu apartamento para os encontros amorosos de seus chefes. A tática inicialmente dá certo, mas passa a ser ameaçada quando ele se apaixona pela amante de um deles. Vencedor de cinco Oscars. Um clássico da comédia americana. Vencedor de 5 Oscars.
Duração: 125 minutos/ Preto e Branco
Horário: 17 horas

Dia 17 - A VISITA (The Visit)
Diretor: Bernhard Wicki - EUA, 1964
Elenco: Ingrid Bergman, Anthony Quinn e Irina Demick
Sinopse: Uma mulher rica retorna à aldeia da qual tinha sido forçada a abandonar, anos mais cedo, quando teve um filho com um morador local, que negou a paternidade. O objetivo dela nesta visita é fazer um acordo com os moradores, em troca de uma grande soma de dinheiro, para realizar um antigo desejo de vingança contra seu ex- amante. Adaptado de uma famosa peça teatral de Friedrich Dürrenmatt e encenada no Brasil com grande sucesso.
Duração: 100 minutos / Preto e Branco
Horário: 17 horas

Dia 24 - CINZAS E DIAMANTES
Diretor: Andrzej Wajda - Polônia, 1958
Elenco: Zbigniew Cybulski e Waclaw Zastrzezynski
Sinopse: No último dia da Segunda Guerra Mundial, um jovem rebelde ligado à frente nacionalista, recebe a missão de assassinar Szczuka, um líder comunista. Perturbado pela transformação repentina de aliados em inimigos, ele decide aproveitar a vida por uma noite, quando se apaixona por uma garçonete e pensa em desistir da luta. Grande filme polonês.
Duração: 103 minutos / Preto e Branco
Horário: 17 horas

Dia 31 – PRECIPÍCIOS D’ALMA (Sudden Fear)
Diretor: David Miller, EUA, 1952
Elenco: Joan Crawford, Jack Palance e Gloria Grahame
Sinopse: Ator ambicioso casa com escritora de meia idade e resolve com ajuda de sua amante, assassina-la. Um filme noir pouco conhecido e indicado a quatro Oscars, incluído de melhore atores.
Duração: 110 minutos/ Preto e Branco
Horário: 17 horas


ENTRADA GRATUITA
PALACETE DAS ARTES - Rua da Graça, 284