IV Semana Mãe Ilza Mukalê acontece em Ilhéus em homenagem ao Dia da Mulher


Uma série de atividades será realizada do Terreiro Matamba Tombenci Neto, para celebrar o mês da mulher. Em sua quarta edição, a Semana Mãe Ilza Mukalê, acontece entre os dias 8 a 11, com rodas de conversa e diversas apresentações culturais.

Na quarta-feira (08), as atividades têm início com a entrega do Troféu Mãe Ilza Mukalê 2017, às 19 horas, quando serão homenageadas treze mulheres, de Ilhéus, Itabuna e outras cidades da Bahia. A cerimônia também terá diversas intervenções artísticas.

Na quinta-feira (09), a partir das 19 horas, será realizada uma aula aberta de Percussão, com Marinho Rodrigues, e Dança Afro, com Neide Rodrigues. Na sexta-feira (10), acontece o Encontro da Oralidade: Roda de Conversa com Mãe Ilza Mukalê e Convidados, para discutir sobre a resistência da mulher negra na sociedade brasileira.

No sábado (11), para encerrar a IV Semana Mãe Ilza Mukalê, o Otambí de Verão será especial, com as participações de Ronara Criola, de Itacaré, e Paulinho Xoxô & Banda. O evento em comemoração aos 83 anos de Mãe Ilza é aberto ao público, com início às 20 horas, no Espaço Cultural Dilazenze.

Mãe Ilza, como carinhosamente é chamada, assumiu a liderança do Terreiro Matamba Tombenci Neto em 1975 e representa a quarta geração da família Rodrigues na liderança do terreiro e explica a importância da Semana Mãe Ilza Mukalê. A iniciativa é da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) - Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br


SERVIÇO
IV SEMANA MÃE ILZA MUKALÊ
Local: Terreiro Matamba Tombenci Neto - Ilhéus
Valor: gratuito

Programação:
Data: quarta-feira (08)
Entrega do Troféu Mãe Ilza Mukalê 2017
Hora: às 19h

Data: quinta-feira (09)
Aula de percussão e dança afro
Hora: às 19h

Data: sexta-feira (10)
Encontro da Oralidade: Roda de Conversa com Mãe Ilza Mukalê e Convidados
Hora: 19h

Data: sábado (11)
Otambí de Verão - participações de Ronara Criola, de Itacaré, e Paulinho Xoxô & Banda
Hora: às 20h
Local: Espaço Cultural Dilazenze