Dilma: responsabilidade de qualquer uso de caixa 2 é de marqueteiro

POR NOTÍCIAS AO MINUTO



João Santana é suspeito de usar caixa dois na campanha da presidente por meio de dinheiro não contabilizado


 
Em conversa com assessores do Planalto, a presidente Dilma Rousseff afirmou, nesta quinta-feira (31), que cabe ao marqueteiro João Santana, responsável pela campanha eleitoral da presidente em 2014, explicar a informação de que ele recebeu dinheiro vivo da empreiteira Odebrecht e pagou prestadores de serviços da campanha petista.


Segundo informações da Folha de S.Paulo, João Santana é suspeito de usar caixa dois na campanha de Dilma por meio de dinheiro não contabilizado.

Ao ser questionada, Dilma afirmou que toda a sua campanha foi declarada à Justiça Eleitoral, e que a responsabilidade de qualquer uso de caixa dois, como aponta a investigação da Lava Jato, é do seu marqueteiro, atualmente preso.

A Polícia Federal quer saber qual a procedência do dinheiro entregue à mulher de Santana, Mônica Moura, pela Construtora Odebrecht.

Há suspeitas de que os recursos seriam provenientes de pagamentos de propina obtidas por obras tocadas pela empresa em contratos com a Petrobras e outras estatais, sob a orientação do PT.

Em uma das planilhas "traduzidas" pela delatora Maria Lúcia Tavares, secretária da Odebrecht, há indicação clara de que João Santana e a mulher receberam, por meio de emissários, R$ 21,5 milhões logo depois do segundo turno da eleição de 2014.

Os investigadores suspeitam que parte desse dinheiro foi usado para quitar dívidas de campanha da presidente Dilma em 2014.