Uso de lentes de contato altera bactérias oculares; saiba como

POR NOTÍCIAS AO MINUTO


Os olhos possuem uma flora bacteriana importante para os manter protegidos contra agressões externas


 
Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, publicado esta semana, mostra que o uso de lentes de contato altera a flora bacteriana dos olhos, aumentando ainda mais o risco de infecções oculares, sendo a conjuntivite papilar gigante e ceratite as condições mais recorrentes.

Publicada na revista da Sociedade Americana de Microbiologia (mBio), a investigação analisou 58 adultos e concluiu que as bactérias oculares das pessoas que usam frequentemente lentes de contato tende a se parecer às bactérias existentes na pele.

Além disso, os participantes que usaram lentes apresentaram altas concentrações de pseudomonas, acinetobacter, methylobacterium, e lactobacilos, bactérias que se encontram em quantidades menores entre as pessoas que não usam lentes de contato.

Conduzido por Maria Dominguez-Bello, o estudo esclarece que não foi, ainda, possível entender como a mudança da flora bactéria dos olhos acontece, contudo, o resultado final vem reforçar a ideia de que as lentes deixam as pessoas à mercê de mais infecções, algo que não acontece com tanta frequência entre as que preferem continuar usando óculos diariamente.