Hotéis podem ficar lotados no interior da Bahia na Semana Santa, diz associação

Sayonara Moreno – Correspondente da Agência Brasil Edição: Maria Claudia


As praias mais procuradas são as de Porto Seguro, Itacaré, Arraial d'Ajuda, Morro de São Paulo e Santa Cruz de Cabrália, segundo a Associação Brasileira da Indústria de HotéisAscom/Setur/BA
No feriadão da Semana Santa, algumas regiões no interior da Bahia terão ocupação de 100% no setor hoteleiro, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH – Bahia). É o caso de Porto Seguro, cidade onde o Brasil foi descoberto. O centro histórico e as praias, como Arraial d'Ajuda, são os locais mais procuradas. Também entram na lista as praias de Itacaré e Morro de São Paulo, esta localizada no município de Cairu.

“Os postos do interior, antigamente, não eram tão divulgados, não tinham tantas opções. Hoje, todos têm infraestrutura, aeroportos e qualidade do turismo. O crescimento de outros destinos turísticos acaba competindo, um pouco, com Salvador, até mesmo no litoral Norte, onde há muitos resorts”, disse o presidente da ABIH Bahia, Glicério Lemos.

A Chapada Diamantina é um dos destinos baianos com maior número de pontos turísticos naturais e de aventuras, com vales, cachoeiras, trilhas e rios. A região pode ter entre 90% e 100% de reserva em hotéis e pousadas.

Já em Salvador, as reservas estão em torno de 70% da ocupação, dos cerca de 40 mil leitos, de acordo com a ABIH. A associação diz que, nos últimos anos, a cidade passou por um período de desvalorização e depredação de pontos turísticos. Mas com a revitalização dos principais destinos turísticos da cidade – como as orlas da Barra e do Rio Vermelho – a situação vem melhorando desde o ano passado, que registrou 59% de ocupação no último feriadão da Semana Santa.

“Salvador passou por muito desgaste, os pontos turísticos ficaram abandonados e a cidade passou por uma fase muito ruim. Isso provocou, naturalmente, uma fuga dos turistas que procuram uma cidade que é boa para os moradores. Mas [Salvador] está se recuperando muito bem. As obras de requalificação trouxe ocupações melhores aos hotéis, principalmente na Barra”, ressaltou o presidente da ABIH Bahia.

Lemos destacou que, na capital baiana, a Barra é o primeiro local mais visitado pelos turistas, por ter pontos turísticos conhecidos mundialmente, como Farol e Porto da Barra. Em seguida, vem o bairro de Itapoã, citado nas canções do poeta e compositor Vinícius de Moraes e onde também existe o farol de mesmo nome. O terceiro destino turístico é o bairro Rio Vermelho, conhecido pela vida noturna, com bares, restaurantes e casas de shows à beira da praia.

No litoral norte, próximo a Salvador, os hotéis podem ter ocupação de 90%, com destaque para a Praia do Forte, Sauípe, Itacimirim, Guarajuba e Arembepe. A ABIH registra ocupação entre 85% e 100% nos resorts da região.

Segundo a pesquisa mais recente do Ministério do Turismo, Salvador é o sexto destino turístico do mundo para lazer e, também, para viagens de negócios, eventos e convenções. Para outros tipos de viagens, a capital baiana é a terceira mais visitada no país. O estudo mostra ainda que mais da metade dos turistas que visitam à cidade, já o fizeram outras vezes.