Desinfetante de sangue pode ser saída para transfusões com zika

POR NOTÍCIAS AO MINUTO


O dispositivo tecnológico, ao ser irradiado com raios UV-A, é capaz de anular os mais diversos vírus e bactérias, inclusive o zika vírus
 


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou um kit que inativa os patógenos em bolsas de sangue doados. O dispositivo tecnológico, ao ser irradiado com raios UV-A, é capaz de anular os mais diversos vírus e bactérias, inclusive o zika vírus. Assim, a adoção do mecanismo por bancos de sangue brasileiros pode ser uma alternativa para dar segurança a grávidas que precisem receber plasma ou plaquetas.


"O kit consiste em uma bolsa plástica, tipo a de armazenamento de sangue, com um medicamento chamado amotozalen (normalmente usado para tratamento de psoríase). Quando o sangue doado entra na bolsa, esse remédio se liga com o material genético dos vírus e bactérias”, detalhou Luíz Amorim, professor da Universidade Federal Fluminense e diretor do hemocentro Hemo Rio, em entrevista ao site IG.

O sistema, ainda segundo o médico, não mata os vírus, mas impede sua replicação, fazendo com que perca a capacidade de contaminar alguém. “Pode ser vírus do HIV ou qualquer vírus. Qualquer produto que tenha material genético”, disse ao portal de notícias.

A tecnologia, no entanto, não funciona para todos os componentes do sangue, apenas para o plasma e plaquetas.