Infeliz coincidência: Montadora indiana muda nome do carro 'Zica', após preocupações com epidemia do vírus

HuffPost Brasil  |  De Luiza Belloni



O carro havia acabado de ser lançado quando um vírus foi declarado emergência global pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Ambos os fatos não teriam qualquer relação, a não ser por uma coincidência desastrosa para a montadora indiana Tata Motors: o carro lançado se chama "Zica", muito parecido com o zika vírus, doença ligada a milhares de casos de microcefalia no Brasil, que se dissemina rapidamente.

A ideia do nome Zica tão pouco tem a ver com o vírus -- ele é a abreviação de "zippy car" --, mas a associação criou um certo desconforto em Nova Deli, onde o carro foi exposto durante o evento automotivo Auto Expo 2016.

Com o crescimento dos casos relacionados ao vírus e com o aumento da preocupação com a disseminação global, a montadora decidiu mudar o nome do carro, assim como todo o marketing já investido, o que inclui um comercial com o jogador Lionel Messi.

Nesta terça-feira (2), a montadora anunciou em um comunicado à imprensa que o nome será alterado "em solidariedade com o sofrimento provocado pela recente epidemia do vírus zika". "A Tata Motors, como uma empresa socialmente responsável, decidiu mudar a marca do carro."

O novo nome será anunciado em poucas semanas, continuou o comunicado.

De acordo com a OMS, o zika vírus pode infectar cerca de 4 milhões de pessoas nas Américas, incluindo 1,5 milhão só no Brasil. O último boletim do Ministério da Saúde mostrou que o País tem 3.448 casos suspeitos de microcefalia relacionados ao vírus.