Coligação contra Estado Islâmico se reúne hoje em Roma

Da Agência Lusa


O secretário de Estado Norte Americano, John Kerry (ao centro) e o ministro das Relações Exteriores italiano, Paolo Gentiloni (à direita), durante reunião em Roma com os países da coligação contra o Estado IslâmicoAngelo Carconi/Ansa/Agência Lusa

A coligação contra o grupo terrorista Estado Islâmico, liderada pelos Estados Unidos, vai se reunir hoje em Roma, com a participação do secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

"Os parceiros da coligação vão examinar os progressos alcançados até o momento e debater formas de intensificar compromissos em todas as linhas de esforço, com o objetivo de derrotar este grupo terrorista", informou o Departamento de Estado.

A coligação de vários países, principalmente ocidentais e árabes, começou a treinar e armar o governo iraquiano e as forças rebeldes sírias para combater a organização extremista, enquanto, efetivamente, realiza ataques aéreos.

Segundo o Departamento de Estado dos EUA, os membros da coligação representados incluem: Austrália, Bahrein, Bélgica, Reino Unido, Canadá, Dinamarca, Egito, União Europeia, França, Alemanha, Iraque, Itália, Jordânia, Kwait, Nova Zelândia, Holanda, Noruega, Qatar, Arábia Saudita, Espanha, Suécia, Turquia e Emirados Árabes.

As Nações Unidas se comprometeram a enviar observadores.

As autoridades também consideram agir contra o grupo terrorista na Líbia. Após a reunião em Roma, Kerry segue para Londres, onde participa de uma conferência com países que ajudam financeiramente na reconstrução daquele país.