Atriz Fernanda Torres critica 'vitimização feminista' em texto e gera discussão nas redes sociais

HuffPost Brasil  |  De Ana Beatriz Rosa



A atriz e escritora Fernanda Torres gerou polêmica nas redes sociais devido ao seu último texto publicado no blog #AgoraÉqueSãoElas, do jornal Folha de S. Paulo, intitulado Mulher.

Nele, a autora afirma que "Não me incomoda o machismo" e que "A vitimização do discurso feminista me irrita mais do que o machismo." Ainda, a atriz faz menção às suas memórias e relata a sua relação com uma antiga babá, a Irene, que era "um avião de mulher".

Para ela, "o assédio [sofrido por Irene] não a diminuía, pelo contrário, era um poder admirável que ela possuía e que nunca cheguei a experimentar [...] Já beirando a idade em que nos tornamos invisíveis ao peão da obra da esquina, rejeito as campanhas anti fiu fiu e considero o flerte um estado de graça a ser preservado."

O espaço produzido por Alessandra Orofino, Ana Carolina Evangelista, Antonia Pellegrino e Manoela Miklos é aberto para que mulheres possam escrever sobre diversos temas. Apesar de não se intitular um blog feminista, grande parte dos textos publicados enaltece o empoderamento da mulher.

Na internet, as palavras de Fernanda Torres estão sendo criticadas e suas afirmações estão provocando discussões sobre o tema.

A repercussão do texto da atriz se dá no mesmo dia em que a campanha #SouFeministaPQ, promovida pela página Não Me Kahlo, está nos trending topics do Twitter.

Por meio da marcação, mulheres e homens relataram experiências sobre o apoio ao feminismo.