Último grande acampamento de migrantes em Paris é desativado

Da Agência Lusa Edição: José Romildo de Oliveira Lima

Mais de 700 migrantes começaram hoje a ser retirados de uma escola desativada em Paris, onde viviam desde julho deste ano em condições insalubres. Eles estão sendo transportados para abrigos.

A operação, que contou com um forte dispositivo de segurança, envolveu o acompanhamento de assistentes sociais e de agentes dos serviços de imigração.

Segundo a agência AFP, 26 veículos foram mobilizados para transportar os migrantes para os 900 espaços de acolhimento. “Não sei para onde vou, mas é melhor do que aqui: vamos ter chuveiro e refeições. Aqui havia muitas rixas”, disse à agência um marroquino.

Militantes de associações de defesa dos refugiados acompanharam a operação, mantidos à distância pela polícia, com cartazes onde se lia “Documentos para todos” e “Solidariedade com os refugiados”.

A escola era o último grande edifício ocupado por migrantes em Paris, depois da evacuação de um acampamento montado sob uma linha de metrô de superfície no norte da capital, no princípio de junho, e de um outro próximo da estação de Austerlitz (oeste), em meados de setembro.

As autoridades preparavam há várias semanas a evacuação do antigo liceu devido ao elevado número de migrantes nele instalados e à falta de condições de salubridade. Segundo um médico voluntário ouvido pela France Presse, “havia risco de epidemias”.

A escola começou a ser ocupada em julho por migrantes. Em setembro, havia 700 migrantes, a maioria homens sudaneses, afegãos e eritreus. Em 26 de setembro, a Justiça francesa deu um mês aos ocupantes para abandonarem o local.