Terremoto na Indonésia destrói edifícios e deixa uma pessoa desaparecida

Da Agência Lusa

Região de Papua, na Indonésia, atingida pelo terremoto de 7 graus, numa profundidade de 48 quilômetros  Agência Lusa/EPA
O sismo de magnitude 7 na escala Richter que atingiu hoje (28) a Indonésia deixou vários edifícios danificados e uma pessoa desaparecida, de acordo com as autoridades locais.

Não foi emitido alerta de tsunami após o abalo, que atingiu uma zona interior montanhosa da província da Papua, pouco povoada.

O sismo atingiu o território às 6h41 (horário local), a cerca de 250 quilômetros de Jayapura, capital da província de Papua, e a uma profundidade de 52 quilômetros, indicou a agência de geologia dos Estados Unidos.

“O sismo foi sentido de forma muito intensa por quatro segundos. Os moradores entraram em pânico e saíram correndo das casas”, disse o porta-voz da agência de emergência da Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho.

Além de danos a casas, um hospital e um armazém na cidade de Kasonaweja, uma pessoa desapareceu após ser levada pelo rio.

Os sismos são classificados segundo a magnitude como micro (menos de 2), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).