Confrontos na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia deixam morto e um ferido

Da Agência Lusa

As autoridades venezuelanas fecharam hoje (29) a fronteira com a Colômbia após violentos confrontos entre comerciantes informais, contrabandistas e policiais dos dois países. Pelo menos uma pessoa morreu e uma ficou ferida.

Os confrontos ocorreram na Ponte Simón Bolívar, que liga a cidade colombiana de Cúcuta à venezuelana San António del Táchira, a sudoeste de Caracas.

Em declarações às rádios locais, o secretário de Governo do estado colombiano de Norte de Santander, Julio César Silva, explicou que os confrontos ocorreram nos dois lados da fronteira e que mais de 100 pessoas queimaram pneus, enquanto a polícia venezuelana tentava acabar com o protesto com gás lacrimogêneo.

Os confrontos, segundo o secretário, ocorreram depois que um comerciante informal, que transportava material contrabandeado para a Colômbia, ter sido detectado pela Guarda (polícia militar) venezuelana.

O protesto desencadeou-se depois de o comerciante ter resistido a um controle policial. As autoridades colombianas enviaram para a região um grupo de policiais com equipamentos antimotins.

Milhares de pessoas e centenas de viaturas passam diariamente pela fronteira entre a Venezuela e a Colômbia.

Na Venezuela, são frequentes as denúncias de que os cidadãos tentam contrabandear produtos para o país vizinho, principalmente produtos alimentícios e outros de primeira necessidade, porque alguns deles são vendidos a preços subsidiados em território venezuelano.