Sepromi lança Edital Agosto da Igualdade 2015

Direcionado à seleção de projetos com foco na celebração, valorização e resgate histórico da memória da Revolta dos Búzios e seus heróis, o Edital Agosto da Igualdade, que está na quarta edição, foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (19). Neste ano, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), responsável pela iniciativa, amplia as modalidades e o repasse de verbas às organizações da sociedade civil que desejam trabalhar com a temática.

O edital vai destinar, no total, R$ 250 mil para o desenvolvimento de cinco projetos relacionados ao movimento baiano emancipatório e popular do século XVIII, nas áreas da educação, cultura, empreendedorismo, juventude negra e combate à intolerância religiosa. As propostas podem ser apresentadas no caráter de oficina, formação, seminário, videodocumentário, apresentação teatral, CD de áudio, exposição ou publicação.

Os interessados têm até o dia 28 de julho para protocolar o projeto e os documentos exigidos. A entrega pode ser feita pessoalmente ou via Correios, na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi) - Comissão de Seleção de Projetos - Avenida Paulo VI, nº 760, Edifício Belmonte Empresarial, 2º e 3º andares - CEP 41. 810-001 - Salvador. A íntegra do edital e relação dos documentos solicitados estão disponíveis no site da Sepromi.

Movimento revolucionário

A Revolta dos Búzios, ocorrida em 1798, foi um movimento revolucionário baiano pela república democrática e abolição da escravidão. Trata-se de uma das maiores manifestações populares comandadas por negros, que exigiam direitos humanos e igualdade de raça e de gênero para todos os brasileiros.

Os líderes - os soldados Lucas Dantas e Luis Gonzaga das Virgens, e os alfaiates Manuel Faustino e João de Deus -, tiveram seus nomes inscritos no Livro de Aço dos Heróis Nacionais em 4 de março de 2011, mais de 200 anos após a morte, depois da sanção da Lei 12.391 pela presidenta Dilma Rousseff.

Eles foram enforcados em praça pública na capital baiana, mas seus ideais de liberdade permanecem. O título do movimento deve-se ao fato de que muitos ativistas usavam búzio preso à pulseira para facilitar a identificação entre si. Também é conhecido como Revolta dos Alfaiates (seus representantes exerciam este ofício), Conjuração Baiana, entre outros nomes.

Secom Bahia