Exibição de filme na Secretaria da Educação incentiva debate sobre a valorização do negro

Foto: Geraldo Carvalho/Ascom Educação

Estudantes e professores se reuniram, nesta quinta-feira (18), no auditório da Secretaria da Educação do Estado, para assistir ao filme ‘A cor do trabalho’. O documentário, que retrata a importância da educação para a ascensão do negro na sociedade brasileira, será distribuído nas escolas estaduais da Bahia. A exibição faz parte das ações desenvolvidas pela Diretoria da Educação e suas Modalidades da Secretaria da Educação, que visam valorizar as relações raciais e discutir questões de gênero, sexualidade e diversidade, no contexto escolar e social, por meio de palestras, debates, seminários e diálogos formativos.

Para a estudante do Colégio Estadual Bolivar Santana, Talita Silva, 18 anos, a obra é um incentivo “O filme retrata a história do negro e sua luta, e isso desperta em mim a vontade de lutar ainda mais para alcançar meus sonhos”. Também motivado, Alexandre Soares, 19, destacou que “o exemplo das pessoas é uma motivação para os estudantes.Mostra que podemos ocupar um espaço que é nosso”.

A iniciativa é resultado de parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). “A intenção é discutir a importância do trabalho como uma forma de proporcionar aos estudantes novas visões de perspectivas de vida. Mostrá-los que os negros baianos têm condições de avançar profissionalmente a partir da educação”, explica a diretora de Educação e suas Modalidades, Elisete França. Para ela, essa discussão pode ser também incentivada pelas lideranças de classe. “Reforçamos a importância dos líderes de turma como um representante que vai abrir discussões sobre as possibilidades para o futuro dos estudantes da rede pública”.

Secom Bahia