A folia junina já tomou conta dos largos do Pelourinho

São João da Bahia
São João no Pelô 2015 Praça Pedro Archanjo Show da Banda Relise Cantor Gil Lobo - Foto: Elói Corrêa/GOVBA
A folia do São João já está a todo vapor no Pelourinho. Tem sanfona, arrasta-pé, xote e muito forró. A programação inclui trios nordestinos e grupos de forró pé-de-serra, com atrações dos credenciados do Ciclo Junino da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e shows apoiados pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). A noite de sexta-feira (19) trouxe o forrozeiro Jailton Torres ao Largo Quincas Berro D’Água. O forrozeiro celebrou a sua participação no São João do Pelô pelo quinto ano consecutivo. No repertório, grandes sucessos da música nordestina de diferentes gerações, passando por nomes como Flávio José, Falamansa e Luiz Gonzaga. “O Pelô tem muito a ver com a história do forró, portanto é sempre um grande orgulho participar desta festa bonita e que mantém um público presente e fiel”, destaca o forrozeiro, que não deixou ninguém parado na praça lotada.

Já o Largo Pedro Archanjo foi palco do ritmo que vem ganhando cada vez mais espaço nas festas juninas, o arrocha romântico, representado pela Banda Release, que esquentou o clima entre os pares que se juntaram pra dançar ao som da banda. Neste sábado (20), acontece a abertura do São João no Terreiro de Jesus, a partir das 16h, com os shows de Catuaba com Amendoim, Daniel, Adelmário Coelho, Mastruz com Leite e Matheus e Kauan. A festa também começa no Largo do Pelourinho, por onde passam, a partir das 19h, Zé Duarte, Poizé e Virgílio.

São João da Bahia
São João no Pelô 2015 Praça Pedro Archanjo Show da Banda Relise Cantora Rafaela Costa - Foto: Elói Corrêa/GOVBA

A diversão de baianos e turistas está garantida em Salvador e outros 109 municípios durante as tradicionais festas juninas. O projeto São João da Bahia 2015, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), vai promover mais de 100 shows gratuitos no Pelourinho e no Subúrbio Ferroviário até o dia 29 de junho. Artistas como Elba Ramalho, Daniel, Mastruz com Leite, Calcinha Preta, Targino Gondim e Saulo Fernandes estão confirmados no Centro Histórico. A programação completa, notícias, sugestões de pauta, campanhas de conscientização e outras ações e serviços promovidos pelo Governo do Estado durante a festa junina estão disponíveis no site São João da Bahia.

Secom Bahia