Negociações sobre programa nuclear do Irã podem continuar nesta quarta-feira

Da Agência Lusa

As negociações em Lausanne, Suíça, entre a comunidade internacional e o Irã sobre o programa nuclear de Teerã poderão continuar amanhã (1º), caso não existam progressos nas próximas horas, admitiu hoje (31) um oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Peritos e diplomatas “trabalham contra o relógio”, informou o oficial.

O anúncio de que a delegação norte-americana pretende ganhar mais tempo surgiu poucas horas antes do fim do prazo estabelecido (à meia-noite de hoje) para alcançar um acordo duradouro sobre o programa nuclear iraniano.

“Nossa equipe está avaliando a situação e tomando decisões sobre qual será o melhor caminho a adotar”, indicou o representante, que pediu para não ser identificado.

Momentos após a divulgação das declarações das autoridades norte-americanas, o negociador da delegação iraniana, Hamid Baidinejad, afirmou que ainda existem várias questões “sem solução”. Acrescentou que o Irã está disposto a continuar com as negociações com as grandes potências.

“Estamos focados nas questões que ainda não foram resolvidas. Soluções foram apresentadas pelas partes, feitos comentários, mas o processo deve continuar para alcançar uma solução”, ressaltou o negociador iraniano.

“As negociações acabarão quando as soluções forem encontradas. Estamos prontos para continuar. Não temos horas (para terminar). Todo mundo pensa que os esforços devem continuar até que seja alcançado um acordo."

Apesar das esperanças iniciais, as negociações entre o grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido e a Alemanha) e o regime de Teerã estão difíceis.

A comunidade internacional suspeita da natureza do programa nuclear iraniano, afirmando que Teerã tem ambições bélicas e pretende fabricar armas atômicas.

O regime iraniano, que é alvo de sanções da ONU e da União Europeia, sempre negou as acusações, salientando o caráter civil e pacífico do programa.





- Assuntos: Irã, programa nuclear, negociações, prazo