Ataque aéreo mata 45 pessoas em campo de refugiados no Iêmen

Da Agência Lusa

Um ataque aéreo matou hoje (30) 45 pessoas e feriu 65 no campo de refugiados de Al-Mazrak, na província de Hajja, no noroeste do Iêmen, informou a Organização Internacional para as Migrações. O porta-voz da organização, Joel Millman, disse que 75 funcionários da organização prestam assistência às vítimas.

Segundo os trabalhadores de organizações humanitárias do campo, o bombardeio dos caças árabes, que pretendem atingir rebeldes em todo o país, fez dezenas de mortos. Pouco antes, profissionais da organização Médicos sem Fronteiras tinham dado conta de 15 mortos e 30 feridos transportados para um hospital onde a organização opera, perto do campo de Al-Mazrak. “Foi um ataque aéreo”, disse o coordenador do MSF no Oriente Médio, Pablo Marco.

O campo de Al-Mazrak acolhe, desde 2009, refugiados do Iêmen, que deixam o país devido ao conflito entre os rebeldes huthis, do Norte, e o governo central. De acordo com Pablo Marco, 500 famílias chegaram ao campo nos últimos dois dias.

Uma coligação liderada pela Arábia Saudita tem bombardeado posições rebeldes no Iêmen desde a madrugada de quinta-feira (26) e já declarou que prosseguirá os ataques até os rebeldes, apoiados pelo Irã, desistirem da insurreição contra o presidente iemenita, Abedrabbo Mansur Hadi, que se refugiou em Riad.

Os huthis também são apoiados por unidades do Exército iemenita leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh, que abandonou o poder em 2012, após um ano de sangrentos protestos no país, onde a Al-Qaeda atua.

- Assuntos: Iêmen, ataque aéreo, campo de refugiados, Organização Internacional para as Migrações, Médicos sem Fronteiras, huthis, Arábia Saudita