Jorge Portugal assume cargo de secretário de Cultura




Posse do novo Secretário de Cultura do Estado da Bahia Jorge Portugal. Jorge Portugal e Albino Rubim, Ex- Secretário de Cultura

A cerimônia de transmissão do cargo do secretário de Cultura do Estado da Bahia foi realizada, ontem, terça-feira (6), no auditório do Palácio Rio Branco, em Salvador. O educador, poeta e compositor Jorge Portugal recebeu a pasta de Albino Rubim, seu antecessor entre 2011 e 2014.

Em discurso poético e por vezes cantado, o novo secretário afirmou que fará uma gestão de continuidade do projeto de construção de uma cultura cidadã. “Não haverá interrupção das políticas culturais vigentes. Poderemos e deveremos ampliar no que for possível, assim como o secretário Albino Rubim ampliou as políticas desenvolvidas pelo secretário Marcio Meirelles no que pôde”.

Natural de Santo Amaro, no Recôncavo, Portugal idealizou projetos culturais e educativos como 'Aprovado', 'Tô Sabendo', 'Manoel Faustino' e 'Circulador Cultural'. Ele disse que “Tudo toca em tudo, tudo troca-se por tudo, tudo interpenetra-se: o paradigma é o da transdisciplinaridade e não existe secretaria mais transversal que a da cultura”, ao citar a necessidade de atuação conjunta com todas as outras pastas do governo.

Segundo Portugal, “as palavras que o animam agora ainda estão na categoria de substantivos abstratos - vontade, esperança e fé. Mas que certamente se concretizarão ao serem substituídas por uma só, que materializa as três - trabalho, trabalho e trabalho”.

Secom Bahia