O show será apresentado no SESC Pelourinho no dia 11 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação |
Vamos conhecer um pouco da história do Performáticos Quilombo. Ninguém melhor que Antônio Soares, ator, performer, diretor, produtor cultural, arte educador e Assistente Social, para nos falar sobre esse coletivo.
JOD: Antônio, quando e o que levou a criar o Performáticos Quilombo?
Antônio Soares: Afro Pop PERFORMÁTICOS QUILOMBO nasce em 2012 impulsionado pela necessidade de provocar reflexões sobre as contribuições artísticas e culturais de raízes afrodescendentes através das linguagens da música, do teatro e das artes visuais, de modo a significa-las na cena contemporânea. Além de dar nome ao grupo e ao espetáculo, a expressão Quilombo atribui um conceito ao nosso trabalho. A união e compromisso de uma equipe de artistas, educadores afro descendentes que compreendem as diversas expressões artísticas como mensagens de resistência e sabedoria para o povoamento de uma cultura afro cheia de beleza, ritmos, símbolos, palavras e atitudes que transmitem força e auto estima a muitos jovens, crianças e adultos.
JOD: O Performáticos Quilombo é formado por artistas diversos, fale um pouco sobre eles.
Antônio Soares: Performáticos Quilombo, é um coletivo de artistas afrodescendentes, periféricos, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência, eleva a arte a um ato de resistência. Por 13 anos, eles têm transformado histórias e lutas em poesia, música, dança e teatro – gritos criativos que combatem a opressão do racismo e celebram a diversidade humana.
JOD: O Coletivo nasceu inspirado em alguém os em algo. Fale sobre isso.
Antônio Soares: O coletivo nasceu como um sopro de ancestralidade e modernidade, carregando em seu DNA a força cultural de nomes como Gilberto Gil, Dona Ivone Lara, Mateus Aleluia, Lazzo Matumbi e Margareth Menezes. Suas influências ecoam das rodas de samba e capoeira aos terreiros de candomblé, ressignificando essas tradições na cena contemporânea.
JOD: E esse novo show, Magia Negra? Fale um pouco sobre ele.
Antônio Soares: Magia Negra não é apenas um show, é um manifesto cultural. É poesia cantada e dançada, uma celebração do "Nós por Nós" (Ubuntu). Mais do que uma apresentação, é um chamado para a reflexão e a conexão com as raízes que sustentam e moldam o presente.
Inclusão, é parte essencial de sua essência, o espetáculo contará com tradução em Libras, garantindo que a mensagem de amor, luta e resistência seja acessível a todos.
JOD: Faça então para terminar, um convite ao público para assistir o Magia Negra.
Antônio Soares: Salve meu povo! Favor se agendar para ir prestigiar o show Performáticos Quilombo - Magia Negra, na arena do SESC Pelourinho, às 20h, dia 11/01/25 - sábado, com preços populares.
Chama a GALERA pra descer!
E prepare-se para vivenciar uma experiência que transcende o palco e alcança a alma. Performáticos Quilombo, um coletivo de artistas afrodescendentes, periféricos, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência, eleva a arte a um ato de resistência. Por 13 anos, eles têm transformado histórias e lutas em poesia, música, dança e teatro – gritos criativos que combatem a opressão do racismo e celebram a diversidade humana.
JOD: Soubemos que além do show vai ter algo mais. Conta para nós o que será.
Antônio Soares: Além do show do Performáticos Quilombo no dia 11/01/2025 sábado, na sexta dia 10/01/2025 vai haver um workshop de iniciação de teatro 0800 no próprio SESC Pelourinho, das 18h até 22h, com direito a certificado.
Ministro por mim, DRT-1467; ator, performer, diretor, produtor cultural, arte educador e Assistente Social .
Em brave o link das vagas será divulgado... elas serão limitadas.
JOD: Antônio, gostaria de acrescentar mais alguma coisa?
Antônio Soares: Uma coisa que eu queria acrescentar, se você quiser também, é quanto ao título Magia Negra. O racismo ensinou a sociedade que, as religiões de matriz AFRICANAS faz magia negra, porém, o show vem para desmistificar essa ABERRAÇÃO, Magia é Negra, porém com muito amor e força da natureza!
Coisas ruins, negativas, não tem haver com MAGIA NEGRA que É O AMOR!
Venha se emocionar, se inspirar e fazer parte deste aquilombamento artístico. Performáticos Quilombo convida você para sentir a força da resistência transformada em arte!
Serviço:
O que: O show Magia Negra
Local: SESC Pelourinho
Data: 11 de janeiro de 2025
Horário: 20h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Pontos de venda: Bilheteria do teatro ou pelo Sympla
Classificação: Livre
Informações: (71) 9 9409-5733
Apoio: SESC Pelourinho
G.A.B.
Vídeos e Ilustrações
MAGIA NEGRA
https://youtube.com/shorts/TwkEMyjbKuY?si=SDZ6XkYV39UXMAeJ
As Flores
https://youtu.be/4RKAEJz_4rg?si=QbVfbfWk5TJWt7uG
Foto: Divulgação