Primeiro caso desta linhagem foi detectada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-BA), na Bahia
| Foto: NIAID |
A Bahia registrou o primeiro caso da variante XBB.1.16 da Covid- 19, conhecida como como Arcturus. Essa variante tinha sido registrada no estado de São Paulo, primeiro caso da variante Arcturus da covid-19 no Brasil.
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado - Sesab, tem a informação de que se trata de uma paciente do sexo feminino, de 70 anos, residente do município de Camaçari. Os sintomas foram sentidos no dia 6 de abril ocorrendo a internação hospitalar no dia 13, e coleta para testagem de Sars-Cov-2 no dia 14, vindo a óbito no dia 15.
A paciente tinha histórico de comorbidades, e deu entrada na unidade hospitalar em estado gravíssimo, com choque séptico refratário, evoluindo com disfunção de múltiplos órgãos (DMOS), lesão infectada em membro inferior e insuficiência renal crônica. O óbito foi declarado tendo como causa básica a Covid-19, informou a Sesab.
Com a confirmação desse caso, a Vigilância Epidemiológica da Sesab desenvolve ações semelhantes àquelas já adotadas para as demais variantes como o monitoramento dos casos com o sequenciamento das amostras coletadas.
* Com informações da Sesab
Geraldo Brandão
Foto: NIAID