Leitura e reflexão: O missionário e a noite…

Foto: Verdade ns Prática


 O missionário e a noite…


noite é um momento especial na vida do missionário, é o momento do silêncio, onde tudo a sua volta se cala, 

onde todo trabalho cessa, e a escuridão parece trazer uma melancolia própria daquele que sabe o que é viver anos em terra estranha, longe de casa e dos seus. Na Índia as noites eram mais bonitas que as noites na Europa, lembro-me com saudade das muitas vezes em que tarde da noite, saía para algum lugar vazio para olhar as estrelas, que na escuridão daqueles locais sem uma única luz artificial pareciam tão perto. O céu pontilhado de estrelas de todos os tamanhos, numa dimensão sem fim, é um convite para uma viagem ao interior da alma, onde a vocação é de fato provada pela ausência de tudo e de todos. Já me diziam os missionários mais velhos: “A vida missionária é uma vida solitária.”

Há certo mistério na noite, que não consigo descrever. As vezes a noite me convida à oração e a intimidade com Deus, as vezes a noite me convida para a reflexão sobre minha vida pessoal e ministério, as vezes a noite me confronta com minhas ações ruins e mal intencionadas, as vezes a noite me aterroriza com alguma impossibilidade e até mesmo com a saudade. Já descobri que missionário não pode ter medo da noite. Mas, há também um mistério sobre a noite na vida dos personagens bíblicos, onde alguns eram visitados por Deus em sonhos e fortalecidos pelo Senhor, outros recebiam direção, outros venceram batalhas durante a noite, e outros, como Paulo e Silas (At 16:25) e também Pedro (At 12:7) experimentaram livramentos espetaculares de Deus durante a noite. Jesus também tinha uma mística relação com a noite, onde os evangelhos o mostram orando (Lc 6:12), e mesmo perto de ser preso e crucificado, Jesus passou a noite em oração (Mt 26:36). Outros eventos interessantes aconteceram a noite nos evangelhos, pois foi a noite que Jesus foi ter com seus discípulos andando sobre o mar (Jo 6:15-21), foi também a noite que Pedro andou sobre as águas (Mt 14:24-32). E poderíamos citar outros tantos versos na Bíblia que falam sobre a noite.

Foto: Verdade na Prática
Eu gosto da noite, ela me atrai e me assusta. É justamente durante a noite que consigo o sossego e uma paz diferente para escrever, orar, meditar ou simplesmente ficar ali calado, se possível, olhando as estrelas. Embora possamos encontrar vários acontecimentos interessantes na Bíblia que tiveram seu lugar durante a noite, sabemos que para Deus a noite não representa nada, pois Deus vê tão bem na mais densa escuridão da noite como vê no mais claro dia de sol ao meio dia. Esta realidade de Deus, sobre a qual o salmista escreveu: “Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa” (Sl 139:12), é algo encantador. A noite pode representar para nós missionários tantas coisas, tais como a solidão, tristeza, frustração, batalhas de oração, tentações, saudades, medo, etc. Mas a verdade é que a escuridão da noite só é escura para nós, pois para Deus é sempre luz. Já há algum tempo que resolvi usar a noite para enriquecer minha alma, foi nela que muitas vezes orei e vi Deus responder, foi nela que muitas vezes confessei e vi Deus perdoar, foi nela que muitas vezes temi e ouvir Deus dizer “não temas”, foi nela que muitas vezes pensei em desistir e Deus me encorajou com seu Santo Espírito, foi nela que muitas vezes fui relembrado por Deus da beleza da vida, das suas promessas, do amor da minha família, da sua graça sustentadora, e nela muitas vezes vi minha vocação restaurada e fortalecida.

Termino este texto com uma frase de Adélia Prado que diz: “…Quanto tempo dura a noite? Meu cavalo perguntou. O tempo é de Deus, eu disse. E esporeei…”


Autor: Luis Alexandre Ribeiro Branco



Tambem publicado em:

Verdade na Prática 

wordpress 

Cascais - Lisboa - Portugal

-----------------------------------

Geraldo Brandão

SIGA-NOS

Para seguir o Jornal da Cabriola e receber nossas atualizações clique na imagem abaixo:

Se não entrar CLIQUE AQUI