Facebook e Instagram que pertencem a mesma empresa, também então com instabilidade.
Foto: Arquivo pessoal |
Algumas pessoas veem o texto "Conectando ao WhatsApp". Já nos apps para celular tanto Android quanto iPhone (iOS), ao tentar mandar um conteúdo, apenas o símbolo do relógio é exibido, indicando que a conversa não foi enviada.
A administração do WhatsApp informou que, "estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes” pedindo desculpas aos usuário pelos transtornos.
As reclamações por parte dos usuários começaram desde o início da tarde desta segunda-feira dia 04 de outubro. Alem do WhatsApp, o Instagram e Facebook também estavam fora do ar. As redes sociais não estavam atualizando o feed, e o mensageiro não estava recebendo e enviando nenhuma mensagem.
A queda foi monitorada pelo Down Detector, que começou a notificar um aumento significativo de reclamações por volta das 12:30 horas (horário de Brasília). O mapa de falhas do site aponta, inclusive, que os problemas foram notificados em várias capitais do país, como São Paulo, Recife, Salvador e Curitiba. Informou Down Detector.
Essa queda das duas principais redes sociais e do principal aplicativo de mensagem do mundo não aconteceu somente no Brasil. Através do Twitter, é possível encontrar publicações em inglês e espanhol, por exemplo, de pessoas falando que os serviços não estavam funcionando.
Através do seu perfil oficial, o WhatsApp publicou, no Twitter que, "ciente dos problemas. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal".
We’re aware that some people are experiencing issues with WhatsApp at the moment. We’re working to get things back to normal and will send an update here as soon as possible.
Thanks for your patience!
— WhatsApp (@WhatsApp) 4 de outubro de 2021
A causa da queda, por enquanto, não é conhecida pela empresa que apenas informa que, "o assunto está sendo investigado".
Assim que as redes voltarem ao ar, atualizaremos essa reportagem.
Atualização às 18:00h *
*Com informações da EBC
WhatsApp, Instagram e Facebook permanecem fora do ar.
Consultas a serviços de DNS mostram erro causado pela empresa.
Outras plataformas sociais, como o Telegram e o Twitter, apresentaram instabilidades e funcionam de maneira intermitente, com usuários de todo o mundo registrando queixas pelo serviço internacional de monitoramento de servidores e aplicativos Downdetector.
Pouco antes das 17 horas, Mike Schroepfer, oficial-chefe de tecnologia do Facebook, publicou um pedido de desculpas para os usuários impactados pelo que classificou como “erros de rede”.
A falha generalizada no acesso mostra para os usuários uma mensagem de erro no domain name system (DNS) - a tecnologia que liga o endereço usado para se chegar aos sites internet protocols (IPs) dos servidores correspondentes que hospedam o conteúdo das páginas.
Atualização às 19:20h
Grandes redes sociais relacionadas ao Facebook ficaram inacessíveis hoje dia 4 de outubro no início da tarde e começaram a ser restabelecidas por volta de 19h20.
Geraldo Brandão
Foto: Arquivo pessoal