Conab cria ferramenta que facilita comercialização de insumos agropecuários.

Foto: arquivo EBC

As pessoas que trabalham no campo têm mais uma oportunidade para comprar e vender mercadorias. Isso porque a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lançou o Leilão pra Você.

Trata-se de uma ferramenta que facilita a comercialização de insumos e serviços agropecuários.

O superintendente de Operações Comerciais, Rogério Gonçalves, afirma que o Leilão pra Você pode ser acessado de forma gratuita por quem utiliza o sistema da companhia. Além disso, segundo ele, o acesso pode ser feito por qualquer entidade pública, pessoa física ou jurídica.

“A única diferença que existe é que, quando for algum órgão público, vamos firmar um acordo de cooperação técnica, justamente para dar maior transparência no uso do recurso público. Agora, entre pessoas físicas e jurídicas, não tem diferença. O tratamento é o mesmo”, explica.

“Quando a pessoa utiliza o Leilão pra Você, ela tem acesso a uma rede de profissionais que conhecem o mercado do agronegócio e conhecem os tipos de comercialização, o que facilita muito a vida dos envolvidos na negociação”, complementa Gonçalves.  

Na avaliação do presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Itamar Canossa, a ferramenta é útil para o setor e tem contribuído para atender às necessidades dos produtores, sobretudo quanto à disponibilidade de itens para comercialização, como por exemplo o milho.

“Não é só ter um preço acessível, tem que haver a disponibilidade desse produto. E, lógico, no segundo plano o produtor deve saber qual é o custo da produção, já que ele vai saber o valor que vai pagar nesse milho. São duas situações que vêm de encontro à necessidade do produtor dentro da granja, da porteira para dentro”, afirma.

Como participar

Os interessados em participar do leilão devem, inicialmente, enviar os dados à Conab por meio da internet e dar as características da mercadoria. De acordo com Rogério Gonçalves, o próximo passo é a elaboração de um edital para “publicar e começar as tratativas para comercializar o produto.”

Leia também:

Mapa cria Comitê de Crise para diminuir os impactos da pandemia na agropecuária

RJ: Roubos de carga têm queda de 37% no estado, em janeiro

AC: Governo federal auxilia municípios a enfrentar efeitos das enchentes

A partir dos dados fornecidos, os técnicos da companhia propõem um serviço personalizado para cada operação. Depois que o demandante aprovar o procedimento, o edital é publicado com as regras de participação no leilão a ser ofertado.

O formulário está disponível na página do “Leilão pra Você”, no portal da Conab, e pode ser enviado para o e-mail leilaopravoce@conab.gov.br. O documento preenchido também pode ser entregue diretamente em uma unidade da Conab.



Reportagem: Marquezan Araújo
Fonte: Brasil 61
Foto: arquivo EBC