Páginas

Tempo e temperatura: Previsão do tempo.

Foto: ilustração

 



Previsão do tempo para segunda-feira dia 20 de maio de 2024 para todo o Brasil, por regiões. 


Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil


Região Norte

Nesta segunda-feira dia 20 de maio, o dia começa com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas em Belém, Manaus, Macapá e Boa Vista. 

Já em Rio Branco, Porto Velho e Palmas, é esperado tempo com sol e poucas nuvens. 

Nos municípios tocantinenses de Sandolândia (TO) e Sucupira (TO), e em Santa do Araguaia, no Pará, a previsão é de céu claro durante todo o dia. 

Chuvas intensas são esperadas nos estados do Amazonas, Roraima, Amapá e noroeste do Pará, com volume entre 20 e 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), conforme alerta do Inmet. 

As potenciais áreas afetadas são: Marajó, Sudoeste Paraense, Amazonas, Roraima e Amapá. 

A temperatura mínima fica em torno de 18ºC, em Feijó, no Acre, e a máxima pode chegar aos 34ºC em Palmas, no Tocantins. 

A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%. 


Informações do Inmet (Instituto Nacional de meteorologia).


Foto: Jefferson Peixoto/ Secom

Região Nordeste

 A segunda-feira dia 20 de maio começa com muitas nuvens e chuva isolada em todas as capitais da região Nordeste. Durante a tarde, a previsão é de céu com poucas nuvens nos municípios de Alto Parnaíba, no Maranhão, Cocos, na Bahia, e nos municípios piauienses de Corrente e Monte Alegre do Piauí. 

A previsão destaca o aviso de perigo de acumulado de chuva na Metropolitana do Recife, Mata e Agreste pernambucanos; na Mata Paraibana, Leste e Agreste alagoanos, Leste sergipano. O volume previsto é entre 30 e 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. 

O Inmet também aponta risco potencial de acumulado de chuva em áreas do Agreste Pernambucano, Paraibano, Sergipano e Potiguar, atingindo também a região de Borborema, Mata Paraibana e Pernambucana, Sertão e Sergipano. São esperadas chuvas entre 20 e 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e de pequenos deslizamentos. 

A temperatura mínima fica em torno de 17ºC, em Vitória da Conquista, na Bahia, e a máxima pode chegar aos 33ºC, em Xique-Xique, também no estado baiano. 

A umidade relativa do ar varia entre 60% e 95%. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.


Informações do Inmet (Instituto Nacional de meteorologia).


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Região Centro-Oeste

Segunda-feira dia 20 de maio com poucas nuvens na região Centro-Oeste. Há previsão de muitas nuvens apenas no sul do Mato Grosso do Sul, com possibilidade de chuva isolada nos municípios de Amambai e Juti.

No Distrito Federal e Goiás, dia ensolarado, sem chance de chuva. 

A temperatura mínima fica em torno de 13°C, em Brasília (DF). Há aviso de perigo potencial no Sul do Mato Grosso e na maior parte do Mato Grosso do Sul, por conta do indicativo de declínio de temperatura entre 3ºC e 5ºC. 

Os termômetros devem chegar aos 37ºC, em Nova Monte Verde, no Mato Grosso. 

A umidade relativa do ar, entre 20% e 90% na região.  

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.


Informações do Inmet (Instituto Nacional de meteorologia).



Foto: Rafael Catarcione/Riotur

Região Sudeste


Nesta segunda-feira dia 20 de maio, o dia começa com muitas nuvens na maior parte de São Paulo e Rio de Janeiro, com possibilidade de chuvas isoladas nas cidades litorâneas de Santos e Ubatuba (SP), Angra dos Reis e Niterói  (RJ). 

A previsão indica muitas nuvens no leste de Minas Gerais e todo o Espírito Santo, contudo com pouca possibilidade de chuva. 

Na capital Belo Horizonte e no restante do estado mineiro, o dia será ensolarado, sem previsão de precipitações. 

Há aviso de perigo potencial no entorno do município de Presidente Prudente, por conta do indicativo de declínio de temperatura entre 3ºC e 5ºC. 

A máxima prevista é de 36ºC, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. 


A umidade relativa do ar, entre 25% e 100% na região Sudeste.  

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.


Informações do Inmet (Instituto Nacional de meteorologia).


Foto: Nilton Rolin/Fotos Públicas


Região Sul


A semana se inicia com a passagem de um novo sistema frontal na região, que vai provocar volumes de chuvas maiores que 70 mm, acompanhadas, possivelmente, de trovoadas e rajadas de vento, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. 

No Paraná e Santa Catarina, há aviso de perigo potencial de tempestade, com chuva entre 30 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, nas regiões do Vale do Itajaí, da grande Florianópolis, metropolitana de Curitiba e adjacências. 

Chuvas intensas são esperadas no norte do Rio Grande do Sul, entre 20 e 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), conforme alerta do Inmet.

Entre os municípios que devem ser atingidos pelas precipitações estão: as as cidades catarinenses Blumenau e Brusque; Lapa e Paranaguá, no Paraná; e Frederico Westphalen e Erechim, no estado gaúcho. 

Há perigo potencial de ocorrência de geada na parte sul do Rio Grande do Sul, com risco leve de perda de plantações e temperatura mínima até 3ºC, em especial nas cidades que fazem fronteira com o Uruguai, como Quaraí e Santana do Livramento. 

Em Porto Alegre e cidades vizinhas, há previsão de muitas nuvens, porém sem indicação de chuvas. Temperaturas entre 10ºC e 18ºC.

Conforme a última atualização da Defesa Civil do estado do Rio Grande do Sul, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas. Foram confirmadas 155 mortes, 94 desaparecidos e 540.188 pessoas desalojadas. 

A temperatura mínima fica em torno de 3°C, em São Joaquim, em Santa Catarina, e a máxima prevista é de 29ºC, em Paranapoema, no Paraná. A umidade relativa do ar varia entre 45% em Alegrete-RS e 100% em Curitiba-PR.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Informações do Inmet (Instituto Nacional de meteorologia).


----------------------------

Geraldo Brandão

Fotos: Fotos Públicas

SIGA-NOS

Para seguir o Jornal da Cabriola e receber nossas atualizações clique na imagem abaixo:

Se não entrar CLIQUE AQUI