Foto: logomarca da ANG Bahia |
A Associação Nacional de Gerontologia do Estado da Bahia (ANG-BA) foi fundada em 02 de junho de 2015, tem sede em Salvador e é uma organização de natureza técnico-científica, constituída sob forma de associação de direito privado, sem fins econômicos, nos termos do Artigo 53 do Código Civil Brasileiro.Vinculada a ANG Brasil (Associação Nacional de Gerontologia do Brasil) que foi fundada em 18 de outubro de1985, completando neste ano 35 de funcionamento se pauta no seu Estatuto. Salienta-se que após essa fundação, posteriormente foram sendo constituídas as ANGs estaduais.
A ANG BA é formada por um grupo de profissionais especialistas em Gerontologia, profissionais que atuam junto ao segmento idoso nas áreas governamental e privada e pessoas idosas interessadas em contribuir para a melhoria das condições de vida da população idosa se pautando em seu Estatuto.
Para o ano de 2020, sua Diretoria Executiva estava voltada a focar especialmente em seus associados, também delimitando como objetivo ampliar o quadro, mantendo seu slogan – Dignidade e Diversidade!
Mas em março, quando estariam iniciando os trabalhos presenciais, foram surpreendidos com a decretação da pandemia da COVID-19, pela Organização Mundial da Saúde, passando então a se mobilizar de forma não presencial, para prestar orientações às pessoas idosas, grupo de risco para esta doença, observando o estabelecimento de medidas urgentes para o seu enfrentamento.
Para tanto, começaram a pensar numa Agenda On Line que pudesse ser desenvolvida à distância, atendendo às orientações de distanciamento social demandado pelas autoridades.
Muitas ideias foram pensadas e começaram então a viabilizar as propostas para alcançar seus objetivos para esse ano que são:
"I – Promover o intercâmbio entre especialistas em Gerontologia, profissionais que atuam junto ao segmento idoso, pessoas idosas e entidades voltadas aos conhecimentos relativos ao processo de envelhecimento, visando à produção de conhecimento de forma on line, através de várias plataformas;
II – Elaborar orientações gerontológicas, gerindo informações que possam nortear associados, famílias e pessoas idosas nas questões do enfrentamento da pandemia;
III – Propor medidas relativas à defesa dos direitos das pessoas idosas, às instâncias deliberativas e executivas da Política Nacional, Estadual e Municipal do Idoso; e
IV – Propor e apoiar a realização de discussões sobre as questões que envolvem o envelhecimento e as velhices, no contexto da pandemia."
Para outubro, são as seguintes atividades programadas:
1. Dia 1° de outubro, atividade em Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, com o lançamento do Projeto “Conversas com quem gosta de conversar”, que acontecerá em três momentos: 01/10, 15/10 e 30/10, sempre às 18h30, através do Aplicativo Zoom, com o link:
https://us02web.zoom.us/j/83471257606?pwd=NzNuUFZxOG42YlNwV0gvVFM3Z3IwUT09
Ou clique no banner
ZOOM: PARTICIPE |
3. Projeto de Orientações Gerontológicas - Postagem de card, uma vez por semana, com Orientações gerontológicas nas plataformas: WhatsApp, Instagram e Facebook.
4. Projeto MOMENTO ARTE. Postagem de um card artístico, por semana, com textos, imagens e músicas selecionados pelo grupo responsável pelo Projeto.
5. Participação on line nas atividades do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa – Bahia.
6. Comemoração aos 35 anos da ANG Brasil, no dia 18 de outubro, programação em planejamento, a ser disponibilizada posteriormente.
7. Realização do III Encontro de ANGs, em parceira com ANGs Estaduais e ANG Nacional, programação em planejamento, a ser disponibilizada posteriormente.
Maiores informações, serão fornecidas em breve, através do
Instagram: angba98 e
pelo e-mail da ANG BA: contatoang.ba@gmail.com.
Você é nosso convidado para conhecer a ANG-BA!
Geraldo Brandão