Foto: Celular de transeunte |
A Catedral de São Pedro e São Paulo localizada na Cidade de Nantes na França, neste sábado dia 18 de julho, sofreu um incêndio.
Alertados por pessoas que passavam pelo local, os bombeiros rapidamente se deslocaram para lá.
Aproximadamente 100 bombeiros participaram do combate ao fogo que conseguiram debelar com certa rapidez evitando uma maior destruição.
Em declaração feita pelos bombeiros, existe a suspeita de ter ocorrido de forma criminosa. Apesar da rápida intervenção dos bombeiros, houve a destruição dos vitrais e tambem do órgão e como consequência, ocorreram danos grandes na estrutura do prédio.
O diretor departamental dos bombeiros, Laurent Ferlay, disse apois o controle das chamas em entrevista que, "Os danos estão concentrados no grande órgão, que parece totalmente destruído. O teto da Catedral de Nantes aparentemente não foi afetado pelas chamas".
Em uma postagem no twitter, o presidente da França Emmanuel Macron declarou, "Depois de Notre-Dame, a Catedral de São Pedro e São Paulo está em chamas. Apoio aos bombeiros que estão correndo todos os riscos para salvar a joia gótica".
Já o promotor da República em Nantes, Pierre Sennes, afirmou que, "O Ministério Público já abriu uma investigação por incêndio voluntário. Aparentemente, o fogo irrompeu de três lugares diferentes."
A história dessa catedral é cheia de altos e baixos.
Ela que tem o estilo gótico, começou a ser construída em 1434 sendo inaugurada em 1891.
Sofreu grandes danos com o bombardeio aliado a cidade na época da Segunda Guerra Mundial.
Esse incêndio ocorrido neste sábado, não foi o primeiro em sua história. Um incêndio maior aconteceu em 1972, no qual, teve seu telhado de madeira totalmente destruído.
A sua restauração só foi concluída 13 anos depois, em 1985 sendo o telhado de madeira substituído por um de concreto.
Geraldo Brandão