Aposentados e pensionistas do INSS terão que apresentar documentos.

Os aposentados e pensionistas do INSS que forem notificados pelo Instituto, deverão apresentar os documentos solicitados na carta enviada a suas residências.

Isso porque,
o Sistema de Verificação de Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios (SVCBEN) pagos pelo INSS, "identificou milhares de aposentadorias, pensões e benefícios com dados cadastrais inconsistentes, com falta de algum documento, e alguns deles com indícios de irregularidades."


  • Atenção.


Para evitar que essas pessoas caiam em golpes de estelionatários, abaixo veja o modelo da carta que está sendo enviada pelo INSS.


As pessoas convocadas, devem enviar os documentos solicitados, para evitar a suspensão ou cessação do benefício.

É dado um prazo pelo INSS de 60 dias, a partir da data do recebimento da carta, para que os documentos sejam enviados.

Os documentos solicitados pelo INSS são:

CPF (Cadastro de Pessoa Física);
RG (Registro Geral );
Certidão de nascimento ou casamento;
Carteira de Trabalho – CTPS do titular do benefício.

Em alguns casos, poderão ser solicitados tambem os seguintes documentos:

certidão de óbito;
documentos de identificação da pessoa falecida;
documentos de identificação dos dependentes que recebem o beneficio.

Esses documentos podem ser enviados pelo site ‘Meu INSS’ digitalizados.

O INSS informa na carta enviada ainda que, “Comunicamos que não havendo a solicitação do serviço pelo “Meu INSS’ ou agendamento pela Central de Teleatendimento do INSS – Central 135 no prazo acima citado (60 dias), seu benefício será suspenso até o comparecimento para apresentação da documentação e transcorridos 30 (trinta) dias a contar da suspensão o benefício será cessado."

Para enviar os documentos pela internet, ao receber a carta, entre no site do "Meu INSS" no endereço (gov.br/meuinss) depois em "Atualização de dados cadastrais", e anexe os documentos digitalizados.

Caso não tenha como enviar pela internet, ligue para 135 e solicite o agendamento para fazer a entrega de forma presencial no dia e hora na Agência do INSS mais próxima de sua residência. Devido a pandemia, deverá esperar a reabertura das mesmas ficando o prazo dado na carta suspenso até a normalização dos serviços.

É sempre recomendável manter seus dados pessoais, endereço, telefone, e-mail, atualizados no INSS. A carta será enviada através dos correios para que você a receba, se for o caso esses dados não deverão estar desatualizados. Essa atualização tambem pode ser feita através do Meu INSS (internet) ou pela Central Telefônica 135.

Essa convocação do INSS está na Portaria 680/20, publicada no Diário Oficial da União (DOU) confira aqui.  

Geraldo Brandão