BTCA apresenta seu mais novo sucesso de bilheteria, “CHAMA”


h
Chama / Foto: Fabio Bouzas

No Mês Internacional da Dança, a companhia oficial de dança do Estado da Bahia merece ainda mais prestígio. O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) reapresenta “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs”, seu mais novo grande sucesso de bilheteria. A obra estreou em dezembro passado, com três sessões esgotadas, e teve mais duas apresentações em janeiro, também com lotação máxima, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), que mais uma vez é o palco para a montagem. Serão três sessões, nos dias 5, 6 e 7 de abril, sexta a domingo, às 20h.

Forró, arte e samba animam a programação do Pelourinho

g
Zelito Miranda / Foto: Divulgação



Com uma programação animada, repleta de forró, feiras de arte, capoeira e samba, baianos e turistas terão oportunidades gratuitas e acessíveis de diversão no Pelourinho. As atrações incluem o Festival de Arte Afro Dendê -Festival das Artes, o Samba do Pretinho e o  ‘Esquenta São João’, com Genard e convidados. 

Jovens do Coletivo Rumpilezzinho fazem abertura da JAM no MAM

h
JAM no MAM / Foto: Ligia Rizerio




Sob a regência do maestro Letieres Leite, 16 integrantes do Coletivo Rumpilezzinho farão a abertura da JAM no MAM neste sábado (30), no Museu de Arte Moderna, na Avenida Contorno, em Salvador. O grupo vai dividir com o público o novo olhar que desenvolvem sobre a música popular e suas múltiplas subjetividades e cenários. 

Funceb lança projeto 'Se Mostra Interior' em parceria com o Teatro Gamboa Nova

g
Foto: Wanderley Meira


A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em parceria com o Teatro Gamboa Nova,  traz pra Salvador o projeto Se Mostra Interior. A ação, que envolve espetáculos de teatro, dança e circo, está sendo lançada hoje (27), no Teatro Gamboa Nova.

Funceb vai selecionar 14 artistas do interior para participarem do 13º VIVADANÇA

h
Foto: Divulgação


A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA) em parceria com o VIVADANÇA vai selecionar 14 artistas da dança que moram em diferentes cidades do interior da Bahia para participarem da 13ª edição do evento. Os artistas ficarão hospedados no Pouso das Artes - residência artística da Funceb entre os dias 16 e 21 de abril. Interessados podem se inscrever gratuitamente até 31 de março através do site:  bit.ly/intercambiofunceb

Documentário Nkenda será exibido em escola estadual de Paripe


s
Foto: Divulgação 

O filme documentário Nkenda vai ser exibido durante os dias 28 e 29 de março (quinta e sexta-feira), para os alunos do Colégio Estadual Professor Carlos Barros, no bairro de Paripe, em Salvador. A atividade é vinculada ao Edital de Mobilidade Artística e Cultural, instrumento pelo qual foi possível realizar as gravações do filme na Nigéria, com apoio financeiro do Governo do Estado, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. A ação de contrapartida é composta, ainda, por um bate-papo e é aberta ao público, acontecendo em diferentes horários. 

Escola de Dança da Funceb oferece cursos livres de Street Jazz e Hip Hop

Escola de Dança da Funceb oferece cursos livres de Street Jazz e Hip Hop

as
Foto: Ravena Maia 


Com 44 modalidades, a Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), órgão da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), está com inscrições abertas para os Cursos Livres 2019. Dentre os vários gêneros oferecidos pela instituição, estão o Street Jazz, iniciante e intermediário, com Hélio Oliveira, e o Hip Hop com Dave Barros. O investimento é de R$70,00 (mensal) ou R$ 20,00 (aula avulsa).

“Memórias Contemporâneas” discute “Fake News” com Mídia NINJA e Alexander Busch


S
O projeto “Memórias Contemporâneas”, realização conjunta da Fundação Pedro Calmon (FPC), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e do Goethe-Institut Salvador-Bahia, inicia sua temporada 2019, em que, em oito edições mensais, vai apresentar temas de reflexão a partir de experiências globais, perpassando as relações de poder na contemporaneidade na discussão de pautas urgentes. No dia 1º de abril, o “Dia da Mentira”, as “Fake News”, problemático fenômeno mundial e brasileiro, serão discutidas por membros da Mídia NINJA e pelo jornalista alemão Alexander Busch, mediados pela jornalista e professora Malu Fontes. O evento se realiza às 19h no Pátio do Goethe-Institut, com entrada franca. A classificação indicativa é livre.

Mostra traz de volta a cartaz espetáculos indicados para Prêmio Braskem de Teatro


a
O Espetáculo "Em Família" participa da Mostra | Foto: Diney Araújo

A 5ª edição da Mostra Prêmio Braskem de Teatro começa no próximo dia 28 de março e é um momento oportuno para rever os espetáculos que concorrem a mais tradicional premiação das artes cênicas na Bahia. As peças indicadas são As tentações de Padre Cícero, Por que Hécuba?, Teatro La independência, Quem vai é o coelho, O Barão nas árvores, Gromelôs e Garatujas, O mundo das minhas palavras, Ponta d'Areia, pedaço do céu e Em família.

Biblioteca Central vive um dia de cultura coreana com o Kpop Meeting Bahia 2019

a
Foto: Divulgação FPC

Com muita animação, a 5ª edição do Kpop Meeting Bahia 2019, aconteceu no sábado (23) na Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris). A cultura da Coréia do Sul invadiu o espaço do quadrilátero da unidade com recorde de público, comparado às edições passadas.