Chocolat Festival

Ilhéus recebe maior evento de chocolate e cacau do Brasil

g

Cabriola Cia de Teatro

Cabriola Cia de Teatro
Teatro para seu evento

Rádio Cabriola

Rádio Cabriola
Clique para entrar
O município de Ilhéus, no Sul da Bahia, recebe, no período de 18 a 21 de julho, a 11ª edição do Chocolat Festival.  O evento calendarizado é apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), na linha de fomento do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), e reunirá  toda a cadeia produtiva do cacau, chocolate e derivados, com destaque para as manifestações culturais e artísticas desse rico produto agrícola.

A programação vai contar com cursos, palestras, workshops, feira e ateliê do chocolate, exposições de arte, turismo em fazendas, espaço educativo para crianças e shows com artistas regionais e nacionais, consolidando o Sul da Bahia como uma das principais regiões produtoras de chocolate de origem do Brasil. As atividades vão também promover o turismo e a cultura regional com foco na economia criativa.

Na última edição, mais de 65 mil pessoas circularam pelo evento, entre produtores, chocolateiros, jovens empreendedores, chefes especializados, pesquisadores, técnicos e consumidores. Além disso, 120 expositores, sendo 42 deles de marcas de chocolate da região, marcaram presença no festival.

A linha de apoio plurianual a eventos culturais calendarizados tem como meta incentivar a realização de projetos e atividades culturais periodicamente promovidas na Bahia, com vistas à formação de um calendário que contemple os diversos segmentos da cultura e as diferentes regiões do estado.

O objetivo é consolidar a presença baiana nos circuitos culturais nacionais e internacionais; promover o intercâmbio cultural; estimular a difusão de experiências, expressões e manifestações no campo cultural; e dinamizar a economia criativa, em especial o segmento relacionado à promoção de acontecimentos de interesse cultural.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) - Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas secretarias estaduais da Cultura (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz). O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais.

Serviço:

Chocolat Festival

Local: Centro de Convenções de Ilhéus (Av. Soares Lopes - Centro, Ilhéus – BA)
Data: 18 a 21/07, das 15h às 22h.
Entrada gratuita