Seminário Cultura Infância e Juventude

Petiz promove o Seminário Cultura, Infância e Juventude no MAB

d
Foto: João Rafael


Estão abertas as inscrições para o Seminário: Cultura, Infância e Juventude - 3ª edição, que ocorrerá nos dias 31 de maio e 01 de junho de 2019, no Museu de Arte da Bahia (MAB), espaço administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), no Corredor da Vitória, em Salvador. O evento pretende discutir questões que envolvem desde o ensino das artes na educação formal e informal à produção cultural voltada a esses públicos, convidando educadores e artistas para compartilhar suas experiências.

Nesta edição, o seminário acontecerá em dois dias de atividade. O primeiro dia, 31 de maio, será reservado para as trocas em formato de mesa redonda e palestra e ocorrerá das 9h às 17h.  O segundo dia de atividade, 01 de junho, será reservado às atividades práticas de oficinas, que ocorrerá das 14h às 17h. O evento tem como público-alvo artistas, pedagogos, estudantes de licenciaturas e educadores que atuem na educação infantil e fundamental.  As inscrições custam R$ 30 (trinta reais) e são realizadas via  https://www.sympla.com.br/ 

Em 2019, o Petiz se inspira no poema As Cem Linguagens da Criança, de Loris Malaguzzi, para discutir as relações da linguagem, expressão e comunicação na formação da identidade desses sujeitos.  Para tanto, promove a palestra de abertura “Ao contrário, as cem existem”, com Daniela Chaves, especialista em Artes Visuais na Educação Infantil, psicanalista, psicopedagoga, doutora em Educação e Contemporaneidade – UNEB, na mesa Experiências de Arte na Escola teremos os relatos de Joelma Serra e Edméia Pereira educadoras da rede municipal de Salvador. No turno vespertino, acontece a mesa “Linguagem e identidade: discursos que constroem diferentes formas de ser”, com a participação de Ian Andrade Cavalcante e Bárbara Carine da Escolinha Maria Felipa, além da fala de Sandro Sussuarana, poeta e produtor do Sarau da Onça, articulador de jovens e mobilizador social.

Para finalizar o primeiro dia de programação, a mesa “Arte e as diferentes narrativas para as infâncias”, com Renato Barreto, diretor de arte e de animação, idealizador projeto AUTS, feito juntamente com seu filho autista e sua família e o professor Josê Rego (Pinduka), Mestre em Educação (UFBA), brincante, músico do Canastra Real.

O segundo dia de programação será ocupado por três oficinas. A primeira, “Brincando de virar o olho – Memórias, Afetos e Histórias”, com Alexandre Geisler, mestre em artes cênicas pelo PPGAC|UFBA, é ator, educador e contador de histórias, fundou a Pé de Causos Trupe de Contadores em 2016. A segunda, “Do corpo ao digital: oficina de experimentação didático-musical”, com Raidén Coelho, mestre em música e professor. A terceira, “Corpo e memória”, com a bailarina, professora  e coreografa Patrícia Leitão.

O PETIZ tem o propósito de potencializar a fruição artística no processo que envolve o encontro da criança e o adolescente com a obra e é uma idealização da C.R.I.A.R.E – Projetos Culturais e Educacionais, coordenada por Poliana Bicalho, arte-educadora, produtora e mediadora cultural em conjunto com a BERÊ PRODUÇÕES, coordenada por Renata Berenstein, psicóloga, arte-educadora e diretora teatral.

Museu de Arte da Bahia - O Museu de Arte da Bahia integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).  É o mais antigo museu do Estado, criado em 1918 no prédio anexo ao Arquivo Público e transferido em 1982 para sua atual sede, no Corredor da Vitória. O seu acervo é constituído por 13.686 peças adquiridas ao longo do tempo, através da compra pelo Estado da Bahia de obras de grandes coleções particulares.


Programação

31/05/19 (sexta-feira)

MANHÃ

9H - CREDENCIAMENTO
9H30 -  PALESTRA :  Ao contrário, as cem existem.
A Pedagogia da Escuta, imortalizada na experiência educacional da primeira infância na Reggio Emilia no pós-guerra, imortalizada na poesia "Ao contrário, as cem existem", do italiano e precursor desta Pedagogia, Loris Malaguzzi, é emblemática ao dar voz à criança pequena e colocar em cena as suas cem linguagens, sobretudo, as linguagens artísticas, concebendo-as como autênticas e sensíveis produtoras de cultura.
Expositora: Daniela Chaves  (Especialista em Artes Visuais na Educação Infantil, psicanalista, psicopedagoga, doutora em Educação e Contemporaneidade - UNEB (Universidade do Estado da Bahia)
10H30 - MESA: EXPERIÊNCIAS  DE ARTE NA ESCOLA
Expositora: Professora Joelma Serra Pós graduada em Literatura Infantil (UNEB) e Metodologia do Ensino da Arte (IBEPEX) Joelma Silva Araújo
12h30 - INTERVALO ALMOÇO

TARDE 

14H - MESA:  Linguagem e identidade: discursos que constroem diferentes formas de ser.
Expositor: Sandro Sussuarana, Poeta e Produtor do Sarau da Onça, Articulador de Jovens e Mobilizador Social
Expositores: Ian Andrade Cavalcante (Diretor), Doutorando em Educação (UFF). Realiza pesquisas sobre história da educação da população negra e Professora Dra. Bárbara Carine Soares Pinheiro (Consultora Pedagógica): Professora da UFBA, Mestrado e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Realiza pesquisas na área de relações étnico-raciais no Ensino de Ciências e Formação de Professorxs. (Ambos representantes da Escolinha Maria Felipa.)                 
16H  - MESA:  A ARTE E AS DIFERENTES NARRATIVAS PARA AS INFÂNCIAS
Expositores: Renato Barreto (Diretor de Arte e de Animação. Idealizador  projeto
AUTS, feito juntamente com seu filho autista e sua família) e o professor Josê Rego (Pinduka), Mestre em Educação (UFBA), brincante, músico do Canastra Real.
18H - Encerramento

01/06 - (sábado) - TARDE

(Observação: As oficinas acontecerão das 14 às 17h, simultaneamente em espaços diferenciados e as inscrições ocorrerão no CREDENCIAMENTO no dia 31.05)

OFICINA 1 -  Corpo e memória
A ideia da oficina é identificar e relacionar a memória impressa no corpo com as experiências vividas lembradas ou esquecidas. Procurar uma movimentação que identifique quem somos levando em consideração nossa trajetória pessoal.
Com: Patrícia Leitão, professora e coreógrafa da Escola de Dança da Funceb (Salvador/Ba) de 2010 a 2018, atua como professora de Balé Clássico desde 1994 em diversos espaços, entre eles o Grupo Cultural de Dança, Escola de Dança Hortencia Mollo.

OFICINA 2 - BRINCANDO DE VIRAR O OLHO – Memórias, Afetos e Histórias
A partir de jogos e exercícios teatrais e da socialização de técnicas para a narração de histórias a oficina visa a pesquisa, criação e apresentação de pequenas contações de histórias.
Com: Alexandre Geisle, mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC|UFBA, é ator, educador e contador de histórias. Fundou a Pé de Causos Trupe de Contadores em 2016.

OFICINA 3 - Do corpo ao digital: oficina de experimentação didático-musical
Com Raidén Coelho (Mestre em música, educador)
Público-alvo: Profissionais da educação, professores e/ou coordenadores pedagógicos envolvidos, direta ou indiretamente com o desenvolvimento da disciplina Artes em geral e/ou o componente curricular "Música" em específico, na Educação Básica.

Serviço: 

Seminário: Cultura, Infância e Juventude - 3ª edição
Quando: 31 de maio | 9h às 17h – 01 de junho | 14h às 17h
Inscrições: R$30 | www.sympla.com.br
Idealização: C.R.I.A.R.E – Projetos Culturais e Educacionais e Berê Produções