SAMBA DA MINHA TERRA: Filosofia de samba e botequim

09/12/2018 12h01 (Reprise: dom 21h e quinta 23h) - Rádio Cabriola

Esta edição do programa relembra ditados populares e provérbios debochados que surgem da observação cotidiana dos poetas e cronistas do samba


APLAUSO: A inconfundível voz de Monarco

09/12/2018 10h30 (Reprise: dom 18:30 e terça 23h) - RÁDIO CABRIOLA

No programa deste domingo, o cantor e compositor carioca fala como idealizou o álbum "Monarco de Todos os Tempos"


MAIS DE R$ 45 MILHÕES SERÃO INVESTIDOS EM PROJETOS DE GAMES

O Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) lançaram sua nova política...

ANATEL COMEÇA NESTE SÁBADO A BLOQUEAR CELULARES IRREGULARES

Começa no próximo sábado8 de dezembro, o bloqueio de celulares irregulares nos estados...

Biblioteca móvel leva leitura a moradores de Tancredo Neves

g

Os moradores do bairro de Tancredo Neves, em Salvador, vão poder participar nesta quinta-feira (6), das 9h às 16h, do projeto Mergulhando no Mundo da Leitura. A ação, que tem como objetivo promover o hábito da leitura, será realizada pela Biblioteca de Extensão (Bibex), da Fundação Pedro Calmon, órgão da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), que estará na Rua Direta nº 402.

JAM no MAM retorna neste sábado (08)

esgfrghfdgf
Jana Vasconcellos (Foto: Rita Tavarez)

A JAM no MAM inicia o mês de dezembro retomando o patrocínio da Bahiagás – vinculada à Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) – e do Governo do Estado da Bahia, que voltam a viabilizar edições especiais do projeto na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia, no Solar do Unhão, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura. A primeira delas será no próximo sábado, dia 8 de dezembro, e contará com a participação de mulheres instrumentistas que vêm se destacando na cena baiana. A abertura da noite será feita pela violonista Jana Vasconcellos e, logo depois, a Geleia Solar (banda base da JAM no MAM) entrará em cena para criar uma experiência musical sempre inusitada e absolutamente inédita.

Festival de violão abre programação de dezembro do MAB

Clique AQUI para ouvir

Entre os dias 05, 06 e 07 de dezembro o Museu de Arte da Bahia apresenta a terceira edição do Festival de Violão Cristina Tourinho, consolidando-se como importante ferramenta de fomento às produções violonísticas da Bahia. 

Orquestra leva jovens talentos da Bahia para França

h
Foto: Divulgação


Do Alto da Colina, bairro do município de Conceição do Coité, no interior da Bahia, para uma altitude de 1.326 metros, onde fica a pequena Briançon, cidade mais alta da França. Essa foi a distância percorrida por 14 jovens da Orquestra Santo Antônio (OSA) que participaram de um intercâmbio cultural na Europa e tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos em um concerto, especialmente voltado para o público da igreja local.

Exposição Ancestralidade e Novas Narrativas chega ao IFBA

g
Foto: Divulgação

Após sua primeira passagem pelo Centro Cultural Plataforma, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), acontece, nos dias 5 e 6 deste mês, das 8h às 15h, na sede do Instituto Federal da Bahia (IFBA), no bairro do Barbalho, em Salvador, a exposição Ancestralidade e Novas Narrativas. As obras, que propõem um diálogo entre o grafite e o universo do candomblé, são resultado das oficinas de grafite realizadas com jovens negros e negras de vários bairros e regiões periféricas da capital baiana.

Festa de Santa Bárbara celebra diversidade religiosa e cultural no Centro Histórico de Salvador

fdafasdfas
gfgsdfgsdg\dgdzf
Festa de Santa Bárbara no Centro Histórico de Salvador (Foto: Jefferson Vieira)

Milhares de pessoas se reuniram na manhã desta terça-feira (04) para celebrar o dia de Santa Bárbara, durante a festa que ocorre no Largo do Pelourinho. A programação iniciada ao raiar do dia, com a alvorada de fogos, marca o início do calendário das festas populares da Bahia, o que atrai, além da multidão de devotos, muitos interessados em conhecer o evento por seus valores culturais, carregados de história e significado. A missa campal foi marcada por manifestações da fé católica e das religiões de matrizes africanas.

Balé do Teatro Castro Alves ministra aulas gratuitas em dezembro

g

Quem tiver experiência intermediária ou avançada em dança, ou ainda deseje acompanhar como ouvinte os ensaios e aulas do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), já pode se inscrever, na sede do Teatro, no Campo Grande, em Salvador. As atividades, regularmente realizadas por ano pela Companhia oficial de dança da Bahia, encerram a temporada 2018, e terão aulas gratuitas de Pilates, Balé Clássico e Dança Afro-brasileira, além de quatro ensaios públicos, ministrados por dançarinos do próprio BTCA.

Clima de Natal toma conta das oficinas de artes em dezembro

g

Agregando o Natal Solidário, as Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia estão oferecendo, neste mês dezembro, oficinas artesanais com dicas de decorações natalinas. De acordo com Francisco Soares, um dos responsáveis pela programação das bibliotecas, “a ação tem por objetivo trazer o verdadeiro significado do natal e humanizar as pessoas através destas atividades, conscientizando-as sobre a importância do material reciclável”, afirma.