KALIMBA - Prêmio Afrima 2018: melhor cantor e melhor cantora dos países do Leste da África

11/11/2018 13h01 (Reprise: dom 22h e sábado 23h) - Rádio Cabriola

Neste domingo, Kalimba prossegue com a cobertura do prêmio Afrima 2018, o All Africa Music Awards. A entrega do prêmio acontecerá entre os dias 22 e 26 de novembro, em Accra, capital de Gana

SAMBA DA MINHA TERRA - Nas Minas Gerais

11/11/2018 12h01 (Reprise: dom 21h e quinta 23h) - Rádio Cabriola

Samba da Minha Terra cultua nesta edição ases do samba mineiro de ontem e de hoje
Igreja de São Francisco de Assis, Pampulha, Belo Horizonte (MG)


APLAUSO - Nego Alvaro canta Sereno e Moa

11/11/2018 10h30 (Reprise: dom 18:30 e terça 23h) - RÁDIO CABRIOLA

O jovem cantor, compositor e percussionista carioca acaba de lançar um disco cantando parcerias dos veteranos Sereno e Moacyr Luz


Museu Udo Knoff leva oficina de estamparia em tecido para escola

Foto: Mateus Pereira/GOVBA


O Museu Udo Knoff promoveu, nesta sexta-feira (9), uma oficina de Estamparia em Tecido para estudantes da Escola Estadual Severino Vieira, no bairro de Nazaré, em Salvador. Com o tema ‘Ancestralidade Africana’, a atividade foi mediada pela museóloga Etiene Bosetto e pelo artista plástico Sandoval Soares.

EPA! Encontro Periférico de Artes promove diversas oficinas em Salvador

f
Facilitador Gerson Moreno / Foto: Divulgação

O EPA! - Encontro Periférico de Artes conta este ano com mais de 20 atividades que vão desde oficinas, shows, espetáculos, residências artísticas e bate papo. Em sua 2ª Edição, o EPA! se dedica a valorização e a difusão de manifestações dos universos da arte negra e de periferia, idealizado e realizado pela “ExperimentandoNUS Companhia de Dança”, que vem atuando e produzindo dança de forma independente e ininterrupta há quase 10 anos no estado da Bahia. 

Teatro Popular De Ilhéus divulga programação especial de novembro

g
Leno Sacramento, do Bando de Teatro Olodum / Foto: Divulgação

O Teatro Popular de Ilhéus divulga programação de espetáculos e filmes sobre o Panafricanismo. A Tenda Teatro Popular de Ilhéus fica na Avenida Soares Lopes, bairro Cidade Nova, Ilhéus-BA. A instituição é mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia, com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

Domingo Tem Teatro celebra 20 anos da Cia. Cuca de Teatro

g
Crédito: Cia Cuca de Teatro

O espetáculo “Maria Minhoca” é a grande atração para esse final de semana no Domingo Tem Teatro. A premiada peça infantil faz única apresentação no dia 11 de novembro às 10h30 na sala principal do Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA. A montagem celebra em 2018 os 20 anos de trabalho da Cia. Cuca de Teatro. A instituição ganhou notoriedade, também, pela atuação voltada à infância e juventude. 

Identidade cultural é valorizada na nova expografia da Coleção de Arte Popular

g
Foto: Fernando Barbosa


A compreensão da nossa identidade cultural é a principal referência da Coleção de Arte Popular que acaba de ganhar nova expografia no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho) e será reaberta para visitação pública em 14/11, às 16h. Em três salas totalmente reformadas, as 258 peças expostas são representativas da Cultura Popular do Nordeste coletadas entre as décadas de 50 e 60 do século XX. O núcleo inicial teve origem na coleção adquirida pelo cenógrafo e diretor de teatro Martim Gonçalves para subsidiar e ilustrar estudos e práticas na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), posteriormente ampliado pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi.

Abertura oficial do Novembro Negro reúne Bando de Teatro Olodum e Lazzo no TCA

Novembro Negro


Camila Souza
Foto: Camila Souza/GOVBA
As atividades que integram o Novembro Negro da Bahia, calendário pioneiro de mobilizações do movimento negro, foram apresentadas no Teatro Castro Alves durante a abertura oficial do Novembro Negro, na noite desta quinta-feira (8), que contou com a apresentação do Bando de Teatro Olodum e do cantor Lazzo Matumbi. Ao longo do mês acontecem caminhadas, seminários, rodas de diálogo, campanhas, homenagens a heróis e heroínas da luta do povo negro, a exemplo do líder quilombola Zumbi dos Palmares, além de projetos apoiados pelo edital da Década Internacional Afrodescendente, lançado pela Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi)

Projeto homenageia PMs e leva crianças para espetáculo de circo em Salvador

Pacto Pela Vida

Polícia Militar leva crianças ao Le Cirque Amar
Foto: Carol Garcia/GOVBA
Crianças de creches e escolas municipais de Salvador e Lauro de Freitas participaram nesta quinta-feira (8) do projeto ‘PM: Heróis da Verdade’. O evento promovido pela 82ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-CAB) contou com homenagens e espetáculo no Le Cirque, em Salvador.

Bando de Teatro Olodum e Lazzo abrem Novembro Negro no TCA

Novembro Negro

Foto: Kleidir Costa/Sepromi
Nesta quinta-feira (8), às 19h, o Teatro Castro Alves (TCA) será palco da abertura oficial do Novembro Negro, calendário emblemático de mobilizações pelo combate ao racismo e garantia dos direitos da população negra. O evento tem como atração principal o Bando de Teatro Olodum, com participação do cantor Lazzo Matumbi. O espetáculo será antecedido por intervenções artísticas no foyer do TCA. Ingressos podem ser adquiridos pelo preço popular de R$1 (inteira) e 0,50 (meia).

Centro Técnico do TCA oferece Oficina de Cenografia

marciomedina
Cenógrafo Márcio Medina (Foto: Divulgação)

O Teatro Castro Alves (TCA), por meio de seu Centro Técnico, oferece a oficina “Processos Criativos em Cenografia”, que será ministrada pelo arquiteto, ator, cenógrafo e figurinista Márcio Medina, no período de 13 a 15 de novembro, das 14h às 18h. Profissionais da área de cenografia podem se inscrever para as 20 vagas gratuitas disponíveis, devendo se apresentar presencialmente no próprio Centro Técnico até segunda-feira (12), também das 14h às 18h.

Secult apoia intercâmbio de jovens músicos do Recôncavo em Brasília

novos_cachoeiranos2
Coletivo Novos Cachoeiranos (CNC) (Foto: Divulgação / Internet)

O ritmo contagiante da música baiana, de gênero contemporâneo e de matrizes africanas, desenvolvido pelo Coletivo Novos Cachoeiranos (CNC), vai movimentar o circuito musical, em Brasília, no período de 12 a 17 deste mês, quando o grupo, dos municípios de Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano, participa de um Estágio de Vivência com músicos locais.

Café com Leite e Canela

Evento Cultural

 
E convidados!

Grupos musicais apoiados pelo Edital de Mobilidade Artística da realizam intercâmbio

h
h
Orquestra Santo Antônio (OSA) / Foto: Eder Araújo


Dois grupos musicais do interior do Estado, contemplados pelo Edital de mobilidade artística da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa), embarcam para intercâmbio cultural em novembro. A Orquestra Santo Antônio (OSA) sai de Conceição do Coité, no Território do Sisal, para Briançon, na França, no próximo dia 23. Já o Coletivo Novos Cachoeiranos, desembarca na Capital Federal no dia 12.

Edição XIV do Panorama Internacional Coisa de Cinema celebra produção nacional e filmografia de Spike Lee

g
Longa-metragem “Bando, um filme de”, sobre o Bando de Teatro Olodum, dirigido por Lázaro Ramos e Thiago Gomes / Foto: Márcio Lima


Cerca de 100 filmes produzidos no Brasil e em outros países serão exibidos ao longo do XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece de 11 a 21 de novembro, em Salvador e Cachoeira. Em torno de mil filmes foram assistidos pela equipe de curadoria para definir as competitivas Nacional, Baiana e Internacional, todas subdivididas em longas e curtas-metragens. A programação é formada ainda por dez mostras paralelas e sessões especiais, incluindo uma retrospectiva do cineasta norte-americano Spike Lee.

Inscrições de projetos para o Fazcultura vão até 1º de dezembro

Fazcultura

g

Pessoas físicas ou jurídicas que tenham propostas culturais para inscrever no Fazcultura (Programa Estadual de Incentivo ao Patrimônio Cultural) devem ficar atentas ao prazo de envio dos projetos e inscrições informados pela Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (SecultBA), com previsão de encerramento no dia 1º de dezembro deste ano.

Índios Pataxó e a BAMUPS abrem Festival de Teatro do Interior em Porto Seguro

Espaços Culturais

g
Foto: Divulgação


A segunda etapa do Festival de Teatro do Interior da Bahia começou com música e ritual indígena. O público, que lotou o Centro de Cultura de Porto Seguro na terça-feira (6), participou do Toré dos índios Pataxó, que saudaram o Festival e deram boas-vindas aos grupos participantes. Em seguida, a Banda Musical de Porto Seguro (BAMUPS) apresentou clássicos da MPB, como Trem das Onze, Maluco Beleza, Feira de Mangaio e pout-porris de Roberto Carlos e Roupa Nova.

Jovens aprendem música afro no CSU do Nordeste de Amaralina

Justiça Social

Foto: Daniele Rodrigues (Ascom/SJDHDS)
Na tarde desta terça-feira (6), os jovens do bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador, participaram do workshop de percussão afro, conduzida pelo músico e percussionista, Puppa Santana. A ação aconteceu no Centro Social Urbano (CSU) como proposta para as ações do Novembro Negro Azeviche.

Semana da Igualdade Racial é iniciada com homenagem a Mestre Moa

Igualdade

Fórum de gestores municipais da Igualdade Racial
Foto: Fernando Vivas/GOVBA
A abertura da Semana da Igualdade Racial foi realizada na tarde desta terça-feira (6), no Hotel Sol Vitória Marina, em Salvador. O som dos berimbaus ganhou espaço no início das atividades do evento, que homenageia o mestre de capoeira Moa do Katendê, morto após uma discussão política no início do mês de outubro. Com programação até a próxima sexta (9), a Semana da Igualdade Racial Moa do Katendê, como foi batizada, propõe o debate de políticas afirmativas na Bahia.

SecultBA abre inscrições para ocupação de espaços culturais na Bahia

Edital

convocatoriaOcupeSeuEspaco20181


Estão abertas as inscrições para pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural que tenham propostas artístico-culturais para ocupar as salas principais, anfiteatros, foyers/galerias, áreas externas e salas multiuso de espaços culturais em diversos municípios da Bahia. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente neste endereço, no período de 07 a 25 deste mês. O resultado poderá ser conferido 20 dias após o término das inscrições.

Espetáculo de dança contemporânea Ex-Passo acontecerá em diversas praias de Salvador

expasso1
Encenação do espetáculo de dança contemporânea Ex-Passo (Foto: Divulgação)

Quatro praias de Salvador foram os locais escolhidos pelo espetáculo de dança contemporânea Ex-Passo para apresentar seu mais novo trabalho. Serão oito apresentações nas praias da Ribeira à Itapuã, passando pelos bairros do centro e do Rio Vermelho. O espetáculo de dança Ex-Passo é atrelado à técnica circense de pernas de pau e visa transformar as praias de Salvador em um espaço cênico, através de uma coreografia itinerante construída pelo encontro e relação estabelecida entre os quatro artistas, suas experiências e o mar.

Centro de Cultura de Alagoinhas recebe a 3ª Edição do FESTA

Espaços Culturais

g
Foto: Divulgação

De 07 a 09 de Novembro no Centro de Cultura de Alagoinhas – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) – recebe duas atividades do FESTA – Festival de Teatro de Alagoinhas que em a sua terceira edição apresenta o tema “Arte Circulando – Alagoinhas no Centro do Mundo”. O Centro recebe um espetáculo e uma oficina de teatro, os ingressos para o espetáculo custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), já para a oficina a entrada é gratuita, ambos com classificação livre.

Lançamentos de livros marcam Novembro Negro nas Bibliotecas Públicas

Leitura e Memória

h
Biblioteca Juracy Magalhães Jr (Itaparica) / Foto: Divulgação


As Bibliotecas Juracy Magalhães Júnior de Itaparica e do Rio Vermelho recebem em suas sedes os lançamentos dos livros “Calu: uma menina cheia de histórias”, de Cassia Valle, e “Percursos para o Reconhecimento, Igualdade e Respeito”, do autor Jacques d’Adesky, respectivamente. As atividades fazem parte da celebração do Novembro Negro nas Bibliotecas.

Sante Scaldaferri é o homenageado no Palacete das Artes

h
Sante Scaldaferri / Foto: Reprodução


O Palacete das Artes promove na próxima quinta-feira (8), das 17h às 19h, uma homenagem aos 90 anos do artista plástico Sante Scaldaferri, o evento é aberto ao público. Na programação haverá uma conferência da escritora Antonella Rita Roscilli, sob o título: “Um grande ítalo-brasileiro: o artista plástico Sante Scaldaferri”, seguida da exibição de dois documentários: “Sante Scaldaferri- A dramaturgia dos sertões”, documentário dirigido por Walter Lima e “Sante Scaldaferri”, documentário dirigido por Cicero Bathomarco.

IV Festival Radioca reúne 11 shows em três dias

grfdghr
Festival Radioca (Foto: Divulgação)

“A música que você ainda vai ouvir” – Este é o espírito do Festival Radioca, evento realizado em Salvador com patrocínio do Governo da Bahia que mapeia a música brasileira contemporânea e apresenta suas apostas sobre o que o público interessado vai curtir experimentar, ver ao vivo, incluir na sua rotina. A 4ª edição ocorre de 9 a 11 de novembro, no Largo Quincas Berro d’Água, no Pelourinho, apresentando onze shows em três dias. Neste ano, destaca-se a diversidade de origens da escalação, vinda de sete estados diferentes, ao mesmo tempo em que a presença de baianos é recorde: serão cinco as atrações da Bahia. Ainda é potente a seleção feminina, com quatro cantoras em carreira solo demonstrando a razão de estarem na lista dos principais acontecimentos da cena musical do país.

Finos Trapos apresenta Beira de Estrada no Pelourinho

h
Foto: Reprodução / Facebook


O Grupo de Teatro Finos Trapos estreia nesta quarta-feira(07), no Teatro SESC SENAC, no Largo do Pelourinho, o espetáculo Beira de Estrada. As apresentações acontecerão às 19h30, nos dias 08, 09, 10 (quinta-feira, sexta-feira e sábado) 14, 15 (quarta e quinta-feira), 21, 22 e 23(quarta, quinta e sexta-feira) e uma sessão extra no dia 23, às 16h.

Residentes do Centro de Formação em Artes da Funceb se apresentam na Praça da Cruz Caída

g
Lekan Dance / Foto: Ricardo Fontes

Os 12 grupos residentes do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBa) apresentam no próximo sábado (10), o resultado dos trabalhos realizados este ano na Mostra Artística dos Grupos Residentes 2018. O evento é gratuito e vai acontecer das 15h às 17h, na Praça da Cruz Caída - no Pelourinho.

Funceb abre vagas de cursos de férias para profissionais em dança

g
Foto: Divulgação / Funceb

A Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) está com 26 vagas abertas para professores e professoras de dança que têm interesse em ministrar os Cursos de Férias 2019. Os selecionados irão lecionar no período de 7 de janeiro a 1º de fevereiro de 2019.

Mostra Cinema Conquista tem espaço garantido para o cinema baiano

Espaços Culturais

g
Foto: Rafael Gusmão

As produções cinematográficas baianas têm espaço garantido na programação da Mostra Cinema Conquista - Ano 13, que acontece até o próximo dia 9 de novembro, com exibições de filmes no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Além do Centro de Cultura localizado na Praça CEUS J. Murilo, no bairro Alto Maron, a mostra pode ser conferida também nos distritos de Bate Pé, Iguá, Inhobim, Pradoso e São Sebastião.

Casa de Cultura Jonas e Pilar divulga programação de novembro

g
Foto: Divulgação


Durante todo o mês de novembro a Casa de Cultura Jonas e Pilar traz novidades em sua programação oferecendo para crianças, adolescentes, jovens e adultos, oficinas de formação, criação e difusão de inúmeros espetáculos e manifestações artísticas. As atividades fazem parte do Projeto de Ações Continuadas que foram iniciadas no mês de novembro de 2017, com apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A programação conta com um “CineClube” que tem pauta marcada na Casa, todas às terças-feiras, às 19h com o objetivo principal da realização de atividades de exibição de filmes e debates.

Festival Internacional da Sanfona chega à quinta edição em Juazeiro

fefaefe
O cantor, sanfoneiro e compositor, Targino Gondim é o curador e diretor artístico do evento
(Foto: Reprodução / Internet)

Um instrumento de origem chinesa, com presença garantida nas festas populares e na maioria das tradições culturais do país e do mundo, dependendo da região ou país pode ser conhecido como: acordeom (nova grafia segundo o acordo ortográfico), sanfona, gaita, concertina, bandoneón, harmonia, fole, fisarmonica e até mesmo botoneira. É por essa pluralidade impar que entre os dias 14 e 17 de novembro, na cidade de Juazeiro (BA), a V edição do Festival Internacional da Sanfona, vai celebrar o universo desse expressivo instrumento, atraindo a população local e grande número de turistas.

Aniversário da Proclamação da República Rio-Grandense

Em 1836, Bento Gonçalves foi aclamado presidente da República Piratini
06/11/2017 
Série Construtores do Brasil - Bento Gonçalves
O líder separatista Bento Gonçalves foi aclamado presidente da República Piratini, ou República Rio-Grandense, em 1836, mas, como estava preso, elegeram outra pessoa, José Gomes e Vasconcelos Jardim. O país durou pouco, mas na bandeira do estado do Rio Grande do Sul ele continua.
A Música do Dia é O Exército de Um Homem Só, do grupo gaúcho Engenheiros do Hawaii.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto

Fundação Pedro Calmon oferece cursos gratuitos de informática nas Bibliotecas do Estado

h
Foto: Divulgação


De acordo com dados do IBGE, em maio deste ano o Brasil chegou à marca de 209 milhões de brasileiros. Destes, 139 milhões são usuários da internet, o que representa 66% do total da população. Pensando nisso, as Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia, unidades da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, oferecem cursos gratuitos de noções básicas de informática.

Sala do Coro do TCA destaca criação de negros e negras da Bahia

h
Aiace / Foto: Matheus Leite

Iniciada em setembro, a programação especial de retomada da Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA) segue até dezembro. Neste mês, o foco está no Novembro Negro, com pautas que se engajam na negritude e na criação de negros e negras da Bahia. Haverá três shows na “Terça da Música”, com a cantora Aiace, a banda Igor Gnomo Group e Pedro Morais homenageando Cartola. Ainda de música, o encontro do Movimento Black Afro Pop. De teatro, estão agendadas uma temporada de “Medeia Negra”, do grupo Vilavox, e apresentações do espetáculo “Isto não é uma mulata”, de Mônica Santana.

Oficina de escrita criativa no Museu do Recolhimento dos Humildes

fdsfasdf
Museu do Recolhimento dos Humildes (Foto: Reprodução/Internet)

Em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro da Purificação/BA) recebe a “Oficina de escrita criativa – poemas e crônicas” nos dias 6, 13, 20 e 27 de novembro, das 14 às 17h, com 20 participantes, no Museu dos Humildes.

Mostra Cinema Conquista tem espaço garantido para o cinema baiano

gdsgrsr
Longa "DR. OCRIDE", de Edson Bastos e Henrique Filho (Foto: Divulgação)

As produções cinematográficas baianas têm espaço garantido na programação da Mostra Cinema Conquista - Ano 13, que acontecerá de 4 a 9 de novembro, com exibições de filmes no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, Praça CEUS J. Murilo, no bairro Alto Maron, e nos distritos de Bate Pé, Iguá, Inhobim, Pradoso e São Sebastião.

Biblioteca Juracy Magalhães, em Itaparica, completa 50 anos com atividades para todos os públicos

Foto: Fundação Pedro Calmon/Secult Ba

A Biblioteca Juracy Magalhães Jr (BJMJr/Itaparica) completa 50 anos de vida este ano. Para comemorar, a unidade apresenta uma programação com diversas atividades especiais.

Mostra de turbantes de Negra Jhô é destaque no Novembro Negro do Museu Udo Knoff

Novembro Negro
Foto: Ascom/DIMUS

Em comemoração ao Novembro Negro, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, no Pelourinho promove diversas atividades como oficinas, exposições e palestras durante todo o mês. Em 20 de novembro, às 18h, será aberta a 3ª edição da exposição 'Coroa de Ouro: Torsos e Turbantes', de autoria da cabeleireira, esteticista afro e hair designer Negra Jhô. A estilista é conhecida por seus projetos que visam promover a autoestima e o orgulho pela identidade negra por onde passa.

Bahia Cordas é atração da Terça Musical do mês de novembro

O grupo Bahia Cordas será a atração do projeto Terças Musicais que acontece nesta terça-feira (6), no Museu Geológico da Bahia, Corredor da Vitória, às 16h30. O evento é gratuito, com retirada de senha para entrada na bilheteria do Cinema do Museu a partir das 15h30.

Aniversário de 64 anos de Robertinho do Recife

Resultado de imagem para Robertinho do RecifeUm dos maiores guitarristas do Brasil, começou a carreira acompanhando a Jovem Guarda


KALIMBA

04/11/2018 14h30
Prêmio Afrima 2018: melhor cantora dos países sul-africanos e outras categorias
Divulgação

Kalimba dá continuidade à cobertura do Prêmio All Africa Music Awards. Nesta edição: Shekhinah, Babes Wodumo, Nadia Nakai, Ammara Brown, trio Mi Casa e os DJs Maphorisa e Jah Prayzah

Kalimba

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Sáb eDom, às 14h30min

SAMBA DA MINHA TERRA

04/11/2018 13h01
Pintura e samba: os prazeres de Heitor 
Reprodução

Samba da Minha Terra celebra nesta edição o casamento de pintura e samba pelas mãos de um mesmo artista: Heitor dos Prazeres

APLAUSO

04/11/2018 12h01
Bianca Gismonti revela novidades do duo Gisbranco 
Bianca Gismonti e Cláudia Castelo Branco

Em participação no Aplauso desta semana, a musicista comenta detalhes do recém-lançado CD “Pássaros” além de outros projetos que estão para sair

26 anos sem Carlos Imperial

Influente produtor musical que descobriu Roberto Carlos e criou o bordão “dez, nota dez!” na apuração dos desfiles das escolas de samba