DIVERSÃO EM PAUTA: Cineasta René Sampaio fala sobre a estreia da série “IMPUROS”

No total, a série vai ter dez episódios

Foto: Reprodução Facebook René Sampaio
O Diversão em Pauta de hoje vai falar sobre uma nova série chamada IMPUROS, lançada nesta sexta-feira (19) na Fox Premium, que mostra a história de um jovem da favela carioca que sonhava em ser empresário na década de 90 no Rio de Janeiro, até que seu irmão traficante é morto por policiais e ele decide buscar vingança.
A história foi criada por Alexandre Fraga - um ex-policial - e além do diretor René Sampaio, a série também tem direção de Tomás Portella. As filmagens se estenderam por dois meses e aconteceram em diferentes locações no Brasil e Uruguai.
A trama, que foi baseada em histórias reais, é centrada em Evandro do Dendê - personagem que é interpretado por Raphael Logam - que deixa de ser um homem comum e passa a ser um dos principais líderes do tráfico latino-americano. É o que explica um dos diretores da série, René Sampaio.

“Ele comete um assassinato para vingar a morte do irmão e daí para frente não tem mais volta. Só que ele era um garoto muito inteligente, muito esperto, ele era um garoto que queria ser camelô, negociante e tal e ele começa a ganhar não pela força, mas pela inteligência o seu espaço dentro do mundo do crime e começa a se tornar um dos maiores traficantes do Brasil e talvez do mundo. Do outro lado tem o Morello, que tinha tudo para não ser policial, que é um cara desiquilibrado, que é um cara que bebe, que é um cara que enfim... não segue as regras, mas é um cara muito sério, que trabalha na Polícia Federal e começa a investigar o Evandro. Então é um embate entre o Evandro e o Morello. O Evandro se tornando um grande traficante e o Morello, por razões também pessoais, se tornando o seu opositor, tentando caçar o Evandro e colocar ele para a cadeia.”
Bom, mas além de policiais e bandidos, o enredo conta também com outros pontos de vista, que é o da sensibilidade humana. Segundo René Sampaio, esta relação dos personagens principais e seus familiares deixa a trama muito mais parecida com a vida real.
“A história tem uma outra dimensão, que é a mais bacana, que é a história das famílias do Evandro, o mundo interno dele, a relação dele com a mãe e, ao mesmo tempo, com a namorada. E o Morello com a ex-mulher e com a filha dele. Essas relações que a gente consegue adentrar profundamente, que fazem do drama a coisa mais importante da série. Se por um lado nós temos o polícia e ladrão, também temos uma grande história dramática que envolve o lado humano de todos esses personagens e essas mulheres transformam a vida dos personagens e faz com que a série seja muito mais parecida com a vida real. Não é só um bandido com a arma na mão, não é só um policial fora da lei, eles são IMPUROS.”
No total, a série vai ter dez episódios, que vão estar disponíveis no aplicativo da FOX para os assinantes dos pacotes FOX Premium e Fox+. Já na televisão, os episódios vão passar toda sexta-feira, dez da noite, no canal Fox Premium.

Reportagem, Cintia Moreira