TSE conta com sistema que consulta prestações de contas eleitorais e perfil dos candidatos


Desta forma, qualquer cidadão vai poder acompanhar a arrecadação e os gastos realizados

Foto: TSE
Os eleitores que quiserem consultar as prestações de contas eleitorais e o perfil de todos os candidatos que vão concorrer nas eleições gerais deste ano, poderão acessar o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, chamado DivulgaCandContas (Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais).
Por meio do sistema é possível saber o quantitativo e a situação jurídica de cada candidatura, além dos dados biográficos dos candidatos. No DivulgaCandContas terá informações das prestações de contas parciais e finais de cada campanha, com a discriminação dos gastos realizados e dos recursos financeiros arrecadados, identificando os doadores e fornecedores declarados pelos candidatos e partidos políticos.
Desta forma, qualquer cidadão vai poder acompanhar a arrecadação e os gastos realizados. Para acessar o sistema não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Informações técnicas adicionais podem ser obtidas no ícone “Acesso à Informação”, que fica no rodapé da página do sistema.
Quem tiver interesse em conhecer o sistema deve acessar divulgacandcontas.tse.jus.br.

Reportagem, Cintia Moreira