Jornal britânico acusa Catar de sabotar rivais para sediar Copa

Cataris teriam disseminado informações falsas sobre concorrentes à sede de 2022


O jornal britânico “The Sunday Times” denunciou uma suposta sabotagem do Catar para sediar a Copa do Mundo de 2022. A matéria afirma que uma fonte que pertence ao Comitê do país árabe relatou um plano de difamação das outras concorrentes à sede, como Austrália, Estados Unidos e Inglaterra. O plano era baseado na divulgação de informações falsas sobre as candidaturas adversárias.


Entre as provas apresentadas pelo jornal, estava um e-mail enviado por Michael Holtzman, presidente da empresa contratada para comandar a candidatura do Catar, para Ahmad Nimeh, chefe da campanha do país. Ainda de acordo com a publicação, os dois teriam contratado jornalistas e blogueiros para produzir o material.
Até um professor teria sido contratado para fazer um estudo sobre os impactos negativos de uma Copa do Mundo nos Estados Unidos. Isso afetaria no quesito de aceitação popular, considerado um dos critérios da FIFA para a aprovação de uma sede.
Após a publicação, os representantes cataris se defenderam. O Comitê Supremo rejeitou a alegação feita, e afirmou que o comitê foi rigidamente investigado e que seguiu todas as regras necessárias para ser sede do Mundial.

Reportagem, Raphael Costa

Para seguir o Jornal da Cabriola e receber nossas atualizações clique na imagem abaixo:

Se não entrar CLIQUE AQUI