Justiça rejeita denúncia por estupro sofrido por presa política

Inês Etienne Romeu, ex-presa política
A Justiça Federal em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, rejeitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra Antonio Waneir Pinheiro Lima, conhecido como Camarão, pelo estupro da ex-presa política Inês Etienne Romeu, única sobrevivente da unidade clandestina de tortura da ditadura militar conhecida como Casa da Morte. Inês morreu há dois anos.

O processo é de 2016, e a decisão foi publicada ontem (8). Na justificativa, o juiz Alcir Luiz Lopes Coelho cita a Lei nº 6.683/1979 (Lei da Anistia, para “crimes políticos ou conexo com estes” entre 1961 e 1979) e um decreto de 1895, afirmando que anistia, uma vez concedida, é irrevogável e assumida como direito adquirido. “O denunciado é acusado de ter cometido, entre 01/06/1971 a 20/07/1971, crimes relacionados com crimes políticos ou praticados por motivação política”, diz o juiz na decisão.

O magistrado argumenta que desrespeitar a anistia “ofende a dignidade humana” e que o crime estaria prescrito, portanto, estaria com a punibilidade duplamente extinta. Ele ressalta que “a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu” e que, no caso, a denúncia faz o oposto, retroagindo para “prejudicar o acusado”.

Coelho diz ainda que não há provas documentais dos fatos, apenas reportagens, entrevistas, “sentenças proferidas por tribunais de organismos estrangeiros” e que a depoente prestou queixa apenas oito anos após o ocorrido.

Por fim, o juiz argumenta que Inês foi condenada na época da ditadura e cita o filósofo de discurso conservador Olavo de Carvalho. “Ninguém é contra os 'direitos humanos', desde que sejam direitos humanos de verdade, compartilhados por todos os membros da sociedade, e não meros pretextos para dar vantagens a minorias selecionadas que servem aos interesses globalistas.”

Pelas redes sociais, um dos autores da denúncia, o procurador da República no Rio de Janeiro Sérgio Suiama, classificou a decisão de “terceiro estupro de Inês Etienne Romeu”, destacando que a “lamentável sentença” foi publicada no Dia Internacional da Mulher e que o estupro dela não foi investigado até 2013.

“Graças à ordem judicial de busca e apreensão, pedida e cumprida pelo MPF na casa do coronel já falecido Paulo Malhães, foi possível, após quase três anos de investigações, descobrir a verdadeira identidade de 'Camarão', o militar Antonio Waneir Pinheiro Lima”, disse Suiama.

O procurador sustenta que “a decisão judicial ignora ou desqualifica todas as provas obtidas”, inclusive a palavra da vítima, “dizendo que o fato só foi relatado após oito anos do ocorrido, como se fosse possível à vítima ir a uma delegacia de polícia em 1971 registrar queixa contra os militares que a violentaram e torturaram”.

“A única certeza do magistrado volta-se contra a vítima, por ele qualificada como uma terrorista perigosa, condenada pela Justiça Militar da ditadura a 10 anos de prisão por sequestro seguido de morte.” Sobre a citação de Olavo de Carvalho, o procurador diz que, “como se trata de uma ação penal por crime de estupro, imagina-se que a 'vantagem' à 'minoria selecionada' seja o direito de todas as mulheres de não sofrerem violência sexual”.

Segundo Suiama, o MPF vai recorrer da sentença.

Nota pública

A Câmara Criminal do Ministério Público Federal também se pronunciou sobre a sentença. Em nota, o órgão lembrou que a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) já afastou o argumento de anistia e prescrição para esse tipo de crime.

“O Ministério Público Federal, por intermédio de sua Câmara de Coordenação e Revisão em Matéria Criminal, lamenta veementemente tal concepção, pois nenhuma mulher, ainda que presa ou condenada, merece ser estuprada, torturada ou morta. E tampouco pode o sistema de Justiça negar desta maneira a proteção da lei contra ato qualificado no direito internacional como delito de lesa-humanidade.”

Segundo a nota, o MPF aguarda que o Tribunal Regional Federal da 2ª Região “reforme a decisão teratológica, permitindo que os fatos denunciados sejam devidamente provados no âmbito de um devido processo legal, sempre negado aos que se opuseram ao regime ditatorial”.

A nota é assinada pela coordenadora da Câmara Criminal, subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen.

Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil Edição: Lílian Beraldo

Azul vai ter passagens mais baratas para passageiro que não despachar bagagens

Cobrança extra de bagagem entra em vigor em 14 de março - Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil
A companhia aérea Azul informou hoje (9) que vai oferecer uma nova opção de tarifa com preços reduzidos para quem não despachar bagagem. A empresa disse que vai continuar oferecendo a franquia de bagagens de 23 quilos em seus voos domésticos e manterá os preços das passagens aéreas praticados atualmente.

A permissão para que as empresas aéreas cobrem para despachar a bagagem, aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), vale para quem comprar passagens a partir do dia 14 deste mês. O peso permitido para a bagagem de mão vai passar de 5 quilos para 10 quilos. Entretanto, o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) entrou com ação hoje, em caráter liminar, pedindo a suspensão da regra. O pedido ainda será analisado pela Justiça.

O cliente que escolher a nova categoria da  Azul pagará mais barato pela passagem na comparação com a tarifa atual e poderá optar pela compra do serviço de bagagem despachada. Se mudar de ideia, o passageiro poderá incluir os 23 quilos de bagagem a qualquer momento por R$ 30 e, caso ultrapasse essa cota, será mantida a atual cobrança por quilo excedente.

Nos voos da Azul com destino aos Estados Unidos e à Europa, os clientes poderão despachar dois volumes de 23 quilos cada, no caso da classe econômica, e três volumes de 23 quilos para a primeira classe. O volume extra vai custar US$ 100. Para os voos na América do Sul, a franquia será de um volume de até 23 quilos de bagagem por cliente, e o volume extra vai custar US$ 50 por volume

Outras empresas

A empresa aérea Latam já informou que ainda este ano passará a cobrar R$ 50 pela primeira mala de 23 quilos despachada pelos passageiros nos voos domésticos. A segunda mala de mesmo peso custará R$ 80. O excesso de peso vai custar entre R$ 120 e R$ 200. Nos próximos meses, o despacho da primeira bagagem de 23 quilos ainda será gratuito, e a cobrança será apenas sobre o excesso.

A GOL anunciou que terá uma classe tarifária mais barata para aqueles clientes que não despacharem bagagens, mas manterá a opção de envio de volumes ao adquirir o bilhete, mediante cobrança de tarifas do passageiro. Os valores dos volumes despachados ainda serão definidos.

A Avianca Brasil informou que implementará as novas regras aprovadas pela Anac no prazo determinado. Por meio de nota, a companhia afirmou que compromete-se a informar os clientes sobre as mudanças em tempo hábil e de forma ampla e transparente.

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil Edição: Amanda Cieglinski

Número de transplantes cresce 5%, mas recusa de doação por famílias ainda é alta

A recusa de doação de órgãos pela família ainda é um desafio para o aumento do número de tranplantesElza Fiúza/Arquivo/Agência Brasil
A taxa de doadores de órgãos efetivos aumentou 5% no Brasil em 2016 em comparação com 2015, mas continua abaixo da esperada. A informação faz parte do levantamento estatístico referente à realização de transplantes no país, divulgado hoje (9) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, na sede da Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro. Segundo o ministro, a recusa de doação de órgãos pela família ainda é um desafio para a expansão do serviço.

"A cada ano batemos novos recordes, mas em algumas modalidades de transplante temos cinco anos de fila de espera, cerca de 40% das famílias se recusam a fazer a doação dos órgão de parentes falecidos. Então há um conjunto de medidas a tomar", disse Barros. "Para reduzir as filas, já que temos excelente infraestrutura de hospitais especializados em transplantes, precisamos fazer campanhas de conscientização para que as famílias autorizem a doação de órgãos, facilitar a regulação da legislação que envolve essa questão", acrescentou.

Nas regiões Sul e Sudeste, a taxa de  recusa é de cerca de 30%; nas regiões Norte e Nordeste, esse percentual chega a 40%.

Ao todo, 2.983 pessoas foram doadoras de órgãos no ano passado, sendo 357 para o transplante de coração. O aumento desse tipo de procedimento foi de 13% no período.

O número de transportes de órgãos feitos pela Força Aérea Brasileira aumentou de cinco, em 2015, para 172 em 2016. Desde junho do ano passado, a FAB tem uma aeronave à disposição para o transporte de órgãos ou de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em relação à fila de espera, cerca de 41 mil pessoas aguardavam por um transplante em 2016, a maioria de rim (24.914).

Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil Edição: Juliana Andrade

Mulheres terão mais estímulo para fazer parto normal e acesso ao DIU deve ser ampliado


No Dia Internacional da Mulher, o governo divulgou as diretrizes do Ministério da Saúde para a assistência ao parto normal humanizado e também uma norma para ampliar o acesso ao DIU. O dispositivo intrauterino de cobre é o método para evitar gravidez mais usado no mundo, mas ainda pouco utilizado no Brasil.

A cerimônia foi nesta quarta-feira e teve a presença do presidente Michel Temer, que falou da importância da mulher na sociedade.

Sonora: “Se a sociedade, de alguma maneira, vai bem, quando os filhos crescem, é porque tiveram uma adequada educação e formação em suas casas. E, seguramente, isso quem faz não é o homem,   é a mulher.”

As diretrizes divulgadas pelo ministério da saúde buscam estimular o parto normal e evitar intervenções médicas desnecessárias. De acordo com o órgão, dos bebês que nasceram no Brasil em 2016, 55% foram por meio de uma cirurgia cesariana. A OMS, Organização Mundial da Saúde, recomenda que apenas 15% dos partos sejam cesários.

Baseado em evidências científicas, o documento lista 200 recomendações sobre o parto normal para mulheres, pais e profissionais de saúde. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, reconhece que o Brasil faz muitas cesárias.

Sonora: “Que possamos alcançar, eventualmente, a meta da OMS. Como estamos muito longe dela, vamos estruturar nosso sistema de saúde para que a opção pelo parto normal seja segura para as mulheres. E iniciaremos campanhas de convencimento para que essa opção seja adotada.”

As orientações do ministério da saúde incluem técnicas contra a dor, como massagens e banhos quentes. O documento inclusive não indica a chamada manobra de Kristeller, que é quando o profissional empurra a barriga da mulher para tentar auxiliar na expulsão. Essa manobra traria riscos para a mãe e o bebê.

As diretrizes recomendam o contato pele a pele com o bebe assim que a criança nasce. O texto também restringe intervenções que muitas vezes são vistas como rotineiras, como o corte do períneo, que fica na região da vagina, feito para facilitar a saída do bebe. Esse procedimento só deve ser usado em casos de necessidade.

O governo também divulgou neste 8 de março a ampliação do acesso ao DIU, o Dispositivo Intrauterino de Cobre, que hoje só é disponibilizado em postos de saúde. Agora, também será oferecido a mulheres em maternidades após o parto ou após situações de abortos.

O ministro da saúde informou que as maternidades terão 180 dias para se adaptar e disponibilizar o DIU para mulheres que queiram.

Lucas Pordeus León

CCJ do Senado aprova união estável e casamento entre pessoas do mesmo sexo


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou um projeto de lei que altera o Código Civil e permite a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Permite, ainda, a conversão dessa união em casamento.

É que o Código Civil hoje reconhece como entidade familiar “a união estável entre o homem e a mulher”. Agora, com a aprovação do projeto o conceito de família será o da “a união estável entre duas pessoas”.

O relator do projeto, senador Roberto Requião (PMDB-RS) disse que a ideia era apenas adequar a legislação a uma decisão que já existe, decisão de 2011 do Supremo Tribunal Federal, que reconheceu, por unanimidade, a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Dois anos depois, em 2013, o Conselho Nacional de Justiça aprovou resolução que obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento.

A autora do projeto foi a senadora Marta Suplicy, do PMDB. Como a votação na CCJ foi terminativa, segue direto para análise da Câmara dos Deputados se não houver recurso para votação em plenário.

Priscilla Mazenotti

DOMINGO TEM TEATRO ESTÁ DE VOLTA!

As manhãs de Domingo mais divertidas de Feira e Região estão de volta! 

Estreia da nova temporada do Domingo Tem Teatro com o espetáculo “Dia de Circo”!


O espetáculo faz uma singela homenagem a milenar arte do circo, arte que povoa o imaginário de todos nós, o espetáculo resgata, poeticamente, o clima de alegria que envolvia uma pequena cidade com a chegada de um circo e seus artistas fabulosos que desfilavam pelas ruas da cidade, embalados por músicas características, anunciando que o espetáculo vai começar. O espetáculo conta ainda, com autênticos números circenses como acrobacia, mágicas, números de palhaços e muito mais.

* Dia de Circo*  é diversão e arte garantida para pais, filhos, netos, avós, ou seja, é uma festa para toda a família.

SOBRE O GRUPO
O Viapalco Grupo De Teatro é um grupo de teatro profissional integrante da Cooperativa Baiana de Teatro.

QUANDO: Dia 12/03/2017 – ESTREIA DA NOVA TEMPORADA

O QUE: Espetáculo teatral “Dia de Circo” – ViaPalco Grupo de Teatro

HORÁRIO: 10h30.

LOCAL: Teatro do CUCA | ENDEREÇO: Rua Conselheiro Franco, 66 – Centro – Feira de Santana - BA

INGRESSO: R$ 15,00 (Meia Promocional para adultos) – R$ 13,00 (Para sócios) VALOR PROMOCIONAL AÇÃO SOLIDÁRIA “TEATRO NOTA 10”: R$13,00 (público em geral) e R$ 11,00 (Sócios) mediante a doação de Mochilas, lancheiras, estojos, tênis ou livros paradidáticos usados.

INFORMAÇÕES: (75)3491-8992

RESERVAS DE INGRESSOS PARA SÓCIOS: domingotemteatro@gmail.com

REALIZAÇÃO: Cia. Cuca de Teatro

WR de Portas Abertas realiza o sonho de 36 artistas baianos

Foto: Oséias Alves
O sonho de todo músico baiano está perto de se tornar realidade para 36 artistas. A Gravadora WR, do pioneiro Wesley Rangel, vai gravar e mixar os trabalhos de bandas e cantores da nova cena musical baiana, dentro da proposta "WR de Portas Abertas", selecionada no Edital Setorial de Música 2017, do Fundo de Cultura da Bahia (Secretarias da Cultura e da Fazenda). Os estúdios receberam e formaram ícones da música baiana, brasileira e internacional como Chiclete com Banana, Cláudia Leitte, Ivete Sangalo, Olodum, Daniela Mercury, Timbalada, É o Tchan!, Marisa Monte, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa, Paul Simon e dezenas de outros.

O processo de seleção dos artistas usou como base o Mapa Musical da Bahia, organizado pela Fundação Cultural do Estado, sendo que mais de 300 músicos dos mais diversos estilos se inscreveram imaginando ter um dos seus trabalhos gravado e mixado com o selo de qualidade da gravadora que fez história na música baiana na década de 1980. Os artistas contemplados participaram da primeira reunião logo após o Carnaval, já agendando sua presença em estúdio. Cada selecionado terá direito a 14 horas de trabalho e ao final receberá os arquivos originais e também mixados e masterizados.

Aline Rangel, responsável pelo projeto, conta que a ideia foi dar oportunidade aos artistas emergentes da cena local de gravar em estúdio profissional, dando continuidade ao pioneirismo do seu pai, Wesley Rangel, morto em 2016, que fez história abrindo o caminho para músicos baianos que se consagraram e consolidaram no mercado nacional. "Tem gente nova, outros já com estrada, mas o critério utilizado foi selecionar artistas que não tivessem passado por estúdios profissionais. Foram identificados 36 bandas e cantores com trabalhos diversificados, estilos diferentes. Como resultado, eles terão em mãos um material de trabalho para usar a vontade".

Segundo ela, a gravação em estúdio é muito cara e se torna inviável para muitos artistas que estão iniciando carreira. "De repente despontam aqui nomes que podem se consagrar no cenário nacional. É a continuação do sonho do meu pai". A presidente da Fundação Cultural do Estado (Funceb), Fernanda Tourinho, ficou empolgada com a utilização do projeto Mapa da Música, pensado justamente para promover a integração entre os artistas de toda a Bahia. "A articulação de iniciativas como esta, da WR, com o Mapa Musical, está rendendo este primeiro fruto e pode ir mais além, já que o cadastro pode refletir o que fazem os artistas de 417 municípios baianos; servir como instrumento de políticas públicas e para a implementação de projetos, alcançando, com seu potencial, os 27 territórios do estado".

Da mesma forma, o superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, Alexandre Simões, destacou a proposta que tem o apoio do Fundo de Cultura da Bahia. "Desde 2007 que o FCB tem sido ferramenta importante para fomentar a cultura no estado, apoiando iniciativas simples e de qualidade como esta. O início de uma carreira na área musical é sempre difícil e o objetivo dessa proposta é justamente auxiliar a músicos já com estrada a ter em mãos uma gravação de excelente qualidade fonográfica que certamente vai 'abrir as portas' em rádios e outras gravadoras. É também uma forma de girar e retroalimentar a cadeia produtiva da música, que é um campo de trabalho real no Estado. O FCB está apoiando quase 300 projetos na Bahia, sendo que os valores já foram repassados, garantindo aos produtores tranqüilidade em tocar os seus projetos".

Do rock ao baião
O proponente Nairo Elo, vice-presidente do Instituto WR, não descarta a possibilidade de as gravações renderem a organização de uma coletânea com o material que for gerado. Segundo ele, um dos objetivos é justamente traçar um panorama do cenário emergente da música baiana. "Temos artistas aqui dos mais diversos segmentos, do rock, ao eletrônico, samba, rap, um pouco de tudo que se produz no cenário local".

O baixista da banda de rock gótico industrial Ninovisk está empolgado com a possibilidade de voltar a estúdio, dessa feita com a qualidade da WR para regravar a música "Caixa de Segredo" e comemorar em alto estilo os 15 anos de estrada da banda. "Já lançamos dois discos simples e é a oportunidade de atualizar nosso trabalho e termos em mãos uma faixa de qualidade. Somos uma banda que faz rock autoral cantado em português".

Também da cena rock baiana, a banda Os informais já está agendada para entrar em estúdio e aproveitar as 14 horas disponíveis para preparar material de qualidade. Os músicos Mario Borba e Elton Cardoso revelaram já ter lançado dois EP’s, mas que agora sonham trabalhar nos estúdios consagrados da WR. "Estamos num momento de expansão do trabalho. Tocamos no Furdunço de Salvador e no palco do Rock e a faixa permitirá viagens maiores e um cartão de visitas".

Santo7, que faz um trabalho regional com xote, xaxado, baião, mesclando com música eletrônica, mas "mantendo a zabumba como carro chefe", também está exultante em adentrar um estúdio profissional após cinco anos de estrada. "É o diferencial que nós queremos", diz. Flertando entre a MPB e a música eletrônica, Neila Kadhi aposta no resultado final da gravação e espera que a faixa seja um divisor de águas na sua carreira. "É a oportunidade de beber na melhor fonte da música baiana, conhecer as rotinas de um estúdio de qualidade, sentir um pouco da história". Ela tem shows marcados esse mês no Circo Voador, no Rio de Janeiro e já está agendada para mergulhar no estúdio WR.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) - Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico e culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias Estaduais de Cultura e da Fazenda da Bahia. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: Mobilidade Artística e Cultural 2015.

SecultBA participa de abertura do Polo Teatral em Juazeiro

Foto: Divulgação
Entre os dias 8 e 11 de março, em Juazeiro, o Centro de Cultura João Gilberto, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), recebe o Polo Teatral - 2º Festival do Interior da Bahia, levando à cidade uma potente mostra das artes cênicas produzidas atualmente nos diversos territórios baianos. Em fevereiro, o evento já passou por Itabuna, no Centro de Cultura Adonias Filho, e depois ainda seguirá para Feira de Santana, na segunda quinzena de março, no Centro de Cultura Amélio Amorim, o que reforça a importância destes equipamentos públicos para o desenvolvimento das artes no estado. Quatro montagens, oficinas, uma roda de conversa e uma mesa redonda estão na programação. A entrada custa R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia) e a classificação é livre.

À frente da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), Maria Marighella estará presente na abertura das atividades do Polo em Juazeiro, reconhecendo o alinhamento desta iniciativa com as prioridades da gestão e aproveitando a oportunidade para dialogar com a comunidade cultural local. O Polo Teatral viabiliza o intercâmbio estadual a partir da seleção pública de espetáculos do interior do Bahia, com o intuito de fortalecer a cena teatral do estado. Neste ano, 12 peças foram escolhidas dentre mais de 100 inscrições. Cinco delas ainda vão concorrer no Prêmio Braskem de Teatro, onde disputarão na categoria Espetáculo do Interior.

PROGRAMAÇÃO - Nos dias 8 e 9 de março, às 15h, o espetáculo "Os Fogatas", da Cia. Cuca de Teatro, de Feira de Santana, mostra como se desenvolvem as relações interpessoais. Com técnicas de palhaçaria, animações em luva e muita música, a peça aborda temas que estimulam a boa convivência entre os indivíduos. Mais tarde, às 20h, é a vez do também feirense espetáculo "Amor", do Grupo Conto em Cena, que conta a história de Ana, uma mulher que vive numa relação aparentemente estável. Ao sair para suas atividades, num certo dia, quando entra em um bonde de costume, se depara com um homem cego que não para de mascar chiclete. Isso mexe com a personagem a ponto de fazê-la viver numa realidade diferente da sua vida.

Já nos dias 10 e 11 de março, às 15h, "O Candelabro", da Cia. Távola de Teatro, de Lauro de Freitas, entra em cena. Sua narrativa expõe o tema da violência e da crueldade vivida por diferentes mulheres. Dividida entre os lapsos da memória de Maria Aurora, a peça conta suas abordagens e enfrentamentos para conseguir ser livre. Às 20h, "O Quinze", da Cia. 1º Ato, oriunda da própria cidade de Juazeiro, exterioriza o cenário da seca de 1915 em uma montagem inspirada na obra de Rachel de Queiroz de mesmo nome. A peça é uma composição dos escritos da autora com releituras de clássicos da Música Popular Brasileira.

Além do movimento em palco, no dia 8, às 14h, acontece a roda de conversa "Profissionalização e Mercado" , que discutirá a relevância da profissionalização para o mercado cultural baiano. E no dia 9, às 14h, a mesa redonda "Política Cultural para as Artes" apresenta uma análise conjuntural das políticas que estão sendo desenvolvidas e aplicadas na área da cultura, mais especificamente para as linguagens artísticas.

Durante todos os dias, também acontecem atividades formativas dentro do festival. São três oficinas voltadas para a Introdução a Técnicas de Artes Cênicas, Ações de Qualificação de Plateia e Encontros entre os Grupos Participantes. Os interessados devem se inscrever através do e-mail: oficinas@poloteatral.com.br.

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

Teatro NU estreia novo espetáculo Os Pássaros de Copacabana

Foto: Divulgação
Nos anos 60, uma transexual sonha em fazer um grande espetáculo, encomendado por seu amante, cantando os maiores sucessos do compositor Ary Barroso, um dos célebres nomes da Música Popular Brasileira. Enquanto ensaia seus números, a personagem mostra sua intimidade e as memórias durante conturbados dias de 1964. Esse é o ponto de partida de Os Pássaros de Copacabana, novo espetáculo de Gil Vicente Tavares, que assina a direção e a dramaturgia, numa obra inédita, que usa da história de vida da aspirante à cantora para provocar reflexões sobre a nossa história e o presente. A nova montagem também é a celebração dos 30 anos de palco do ator Marcelo Praddo, que se prepara para o desafio de viver um novo monólogo onde, além de atuar, canta e dança. O espetáculo, apresentado pelo Governo do Estado e Vivo, por meio da Plataforma Vivo Transforma, estreia em Salvador no dia 11 de março, sábado, às 20h, no Teatro Molière - Aliança Francesa (Ladeira da Barra).

Os Pássaros de Copacabana tem na história um importante pano de fundo com o qual o autor, Gil Vicente Tavares, traz as primeiras circunstâncias da ditadura deflagrada em 64, por meio das memórias da personagem protagonista, aparentemente pouco afeita às discussões políticas, embora absolutamente impactada pelo cenário pesado que vai se instalando. A história dá sua partida no dia em que se comemora o aniversário da cantora Carmem Miranda, mas também morre o compositor Ary Barroso: 09 de fevereiro de 1964, um domingo de carnaval. Outros personagens perpassam a história: a namorada dos tempos de juventude, a figura materna de quem se lembra com saudade, o amante militar de poucas palavras, o vizinho comunista. Absolutamente musical, a montagem entrecorta as lembranças da narradora com diversas canções de Ary Barroso, de sucessos a pérolas pouco conhecidas desse compositor tão notável na história da Música Popular Brasileira, e principal artista a projetar o samba mundialmente, chegando a concorrer ao Oscar por uma de suas canções.

"Ainda quando realizávamos o espetáculo Caymmi, do rádio para o mundo, nossa produtora Fernanda Bezerra nos provocou a falar sobre Ary Barroso, por conta da riqueza de suas canções e de sua importância para o Brasil e o mundo. Essa vontade ficou, assim como o desejo de construir um solo para Marcelo Praddo, que completou recentemente 30 anos de palco no mesmo ano que nosso grupo Teatro NU alcançou uma década em atividade" explica o encenador Gil Vicente Tavares, que optou por agregar, ao texto, questões sobre gênero e sexualidade, que eram interesse do ator e um assunto tão pulsante na sociedade brasileira. "O espetáculo toca em diversas temáticas paralelas, refletindo sobre música, política, gênero, assuntos tão debatidos na sociedade brasileira, no meio dessa grande quebra de braço em que vivemos entre progressistas e conservadores" acrescenta o dramaturgo.

Pela primeira vez, Gil Vicente Tavares trabalha ao lado de Jarbas Bittencourt, que assina a direção musical do espetáculo, apesar de já terem sido parceiros noutros três espetáculos. Em cena, o músico Elinaldo Nascimento toca instrumentos como piano e acordeão, entre outros, ao lado da voz de Marcelo Praddo. De acordo com Jarbas Bittencourt, a música da peça evoca a riqueza melódica das canções compostas por Barroso, considerado um virtuoso. "Ary era um grande melodista, criador de canções inesquecíveis. Mas ao longo do espetáculo, é inevitável não olhar para algumas letras com os nossos olhos inquietos do presente" pontua o músico. Perpassam 17 canções em cena, trazendo releituras musicais, das quais apenas duas manterão as características do samba, mas também ressignificadas pela interpretação da personagem.

O espetáculo é realizado pela Maré Produções Culturais e o patrocínio da Vivo e do Governo do Estado por meio do Fazcultura, programa de fomento da Secretaria Estadual de Cultura e Secretaria Estadual da Fazenda da Bahia. O superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, Alexandre Simões, salienta a importância do Fazcultura na promoção do desenvolvimento artístico e cultural do Estado. "O programa é estratégico e traz oportunidade para as empresas investirem na cena cultural, ratificando seu papel social. É interessante também pela dimensão econômica, pois movimenta os equipamentos culturais, faz girar essa cadeia e gera emprego e renda para centenas de profissionais".

Vivo Transforma
O espetáculo Os Pássaros de Copacabana tem o patrocínio da Vivo via plataforma Vivo Transforma, criada pela empresa para promover a democratização do acesso à cultura e o envolvimento das comunidades em iniciativas pautadas na transformação social, revelação de novos talentos e valorização da cultura nacional. "Ficamos muito felizes em apoiar este projeto que tem produção local e contribui para a valorização da cultura baiana", revela a diretora de Sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas.

Fazcultura
O programa de incentivo ao patrocínio cultural - Fazcultura -, executado pela Secretaria da Cultura (SecultBA) em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), foi criado em 1996 através da Lei nº 7.015 com o objetivo de fomentar iniciativas culturais dos mais diversos: música, artes visuais, patrimônio, memória, dança, circo, audiovisual, cultura popular, literatura, teatro, moda, design, dentre outras. Através do Programa, o Governo permite que as empresas previamente habilitadas recebam benefícios fiscais de até 80% sobre o valor total de um projeto cultural. Dessa forma, a empresa deixa de recolher parte do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) devido, para destinar diretamente a projetos culturais aprovados pela Comissão Gerenciadora do Fazcultura.

30 anos de carreira - Marcelo Praddo comemora 30 anos de palco num trabalho sem dúvidas desafiante. Viver uma mulher transexual, vítima das violências do seu tempo - o que já demanda uma carga dramática bem dosada, ao lado de cantar e dançar em cena. "Criar Os Pássaros de Copacabana tem sido uma tarefa prazerosa, mas também difícil, que me tira da zona de conforto e convoca maiores esforços como intérprete. Lidar com a construção corporal de uma mulher, a música, a densidade do texto e do espetáculo sem dúvidas é desafiante. Mas também um grande presente" conta o artista.

Integrante do grupo Teatro NU desde 2008, Marcelo Praddo é um dos atores mais importantes da cena teatral baiana, reconhecido pela versatilidade e qualidade de seu trabalho criativo. Como não lembrar de sua brilhante interpretação como Boca de Ouro, em 2002, com direção de Fernando Guerreiro, que lhe rendeu o Prêmio Braskem de Teatro como Melhor Ator? Ou as indicações seguintes por Quarteto, montagem de Gil Vicente Tavares, em 2014 ou primeiro monólogo Eu, em, 2004, com direção de Vadinha Moura?
"Marcelo é um ator de inquestionável qualidade, doçura, gentileza. Um artista generoso em seu trabalho e com os colegas. Sempre trazendo para os ensaios entrega e disponibilidade criativa" revela Tavares.

Os Pássaros de Copacabana mantém a característica de trabalho do grupo, que prima por um teatro de mínimos elementos que potencializam o trabalho do ator, contando com a equipe de criadores que reúne Euro Pires concebendo conjuntamente a cenografia e indumentária; Anna Oliveira na maquiagem; e o desenho de luz de Eduardo Tudella, colaborador do Teatro NU. Gil Vicente Tavares ainda conta com Bárbara Barbará, parceira de trabalho, que assina a direção de movimento e assistência na encenação.

SERVIÇO
Os Pássaros de Copacabana
Datas: De 11 de março até 01 de abril (Sábados e domingos)
Local: Teatro Molière - Aliança Francesa
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada)

IV Semana Mãe Ilza Mukalê acontece em Ilhéus em homenagem ao Dia da Mulher


Uma série de atividades será realizada do Terreiro Matamba Tombenci Neto, para celebrar o mês da mulher. Em sua quarta edição, a Semana Mãe Ilza Mukalê, acontece entre os dias 8 a 11, com rodas de conversa e diversas apresentações culturais.

Na quarta-feira (08), as atividades têm início com a entrega do Troféu Mãe Ilza Mukalê 2017, às 19 horas, quando serão homenageadas treze mulheres, de Ilhéus, Itabuna e outras cidades da Bahia. A cerimônia também terá diversas intervenções artísticas.

Na quinta-feira (09), a partir das 19 horas, será realizada uma aula aberta de Percussão, com Marinho Rodrigues, e Dança Afro, com Neide Rodrigues. Na sexta-feira (10), acontece o Encontro da Oralidade: Roda de Conversa com Mãe Ilza Mukalê e Convidados, para discutir sobre a resistência da mulher negra na sociedade brasileira.

No sábado (11), para encerrar a IV Semana Mãe Ilza Mukalê, o Otambí de Verão será especial, com as participações de Ronara Criola, de Itacaré, e Paulinho Xoxô & Banda. O evento em comemoração aos 83 anos de Mãe Ilza é aberto ao público, com início às 20 horas, no Espaço Cultural Dilazenze.

Mãe Ilza, como carinhosamente é chamada, assumiu a liderança do Terreiro Matamba Tombenci Neto em 1975 e representa a quarta geração da família Rodrigues na liderança do terreiro e explica a importância da Semana Mãe Ilza Mukalê. A iniciativa é da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) - Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br


SERVIÇO
IV SEMANA MÃE ILZA MUKALÊ
Local: Terreiro Matamba Tombenci Neto - Ilhéus
Valor: gratuito

Programação:
Data: quarta-feira (08)
Entrega do Troféu Mãe Ilza Mukalê 2017
Hora: às 19h

Data: quinta-feira (09)
Aula de percussão e dança afro
Hora: às 19h

Data: sexta-feira (10)
Encontro da Oralidade: Roda de Conversa com Mãe Ilza Mukalê e Convidados
Hora: 19h

Data: sábado (11)
Otambí de Verão - participações de Ronara Criola, de Itacaré, e Paulinho Xoxô & Banda
Hora: às 20h
Local: Espaço Cultural Dilazenze

Balé do Teatro Castro Alves promove aulas de pilates e balé clássico

Foto: Maurício Serra 
Teve início ontem e segue até o próximo dia 16 de março às aulas abertas oferecida pelo Balé Teatro Castro Alves (BTCA). Dessa vez, as atividades são pilates e Balé Clássico. Ministradas pelos próprios bailarinos da companhia, podem participar alunos de dança em nível intermediário e avançado.

As aulas de Pilates acontecem nos dia 08, 13 e 15 de março e aulas de Balé Clássico nos dias 07, 09,

14 e 16. O limite é de sete vagas por aula, mediante inscrições gratuitas, que acontecem no local no dia da aula. As atividades acontecem no Piso C - Ala A do TCA (Campo Grande), no horário 13h15 às 14h30.

Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o BTCA tem atualmente o dançarino, coreógrafo, produtor e professor Antrifo Sanches como diretor artístico. Mantido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o BTCA é, junto com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), um dos corpos artísticos do Teatro Castro Alves.

SERVIÇO
Balé Teatro Castro Alves (BTCA) - Aulas Abertas gratuitas

Aulas de Pilates*
Local: Piso C - Ala A do TCA
Dias: 06, 08, 13 e 15 de março
Horário: 13h15 às 14h30

Aulas de Balé Clássico*
Local: Piso C - Ala A do TCA
Dias: 07, 09, 14 e 16 de março
Horário: 13h15 às 14h30
*Vagas: 07 (por aula) – para alunos de dança em nível intermediário/avançado

Informações: (71) 3117-4846, das 13h às 19h.

Palacete das Artes exibe filmes gratuitos para público diversificado


Para quem gosta de cinema, o Palacete das Artes traz filmes gratuitos para os amantes da sétima arte. Todas as quartas-feiras, com o tema "Uma Ideia na Cabeça", serão exibidos clássicos de diretores como Gauber Rocha, Anselmo Duarte, entre outros. E nas sextas-feiras, focada na temática "Pequenas Grandes Obras", serão apresentado películas de Michael Radford, "O Carteiro e o Poeta" e muito mais. Veja a programação completa, sempre às 17h.

ÀS QUARTAS FEIRAS:
UMA IDEIA NA CABEÇA
Dia 8 - O PAGADOR DE PROMESSAS
Diretor: Anselmo Duarte - Brasil, 1962
Elenco: Leonardo Villar, Glória Menezes, Dionísio Azevedo e Geraldo Del Rey
Sinopse: Zé do Burro é um homem humilde que enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruz de madeira por um longo percurso até a igreja de Santa Bárbara em Salvador. Baseado na peça de Dias Gomes e único filme brasileiro a receber a Palma de Ouro em Cannes.
Duração: 98 minutos/ Preto e Branco
Horário: 17 horas

Dia 15 - TERRA EM TRANSE
Diretor: Gauber Rocha - Brasil, 1967
Elenco: Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy e Glauce Rocha
Sinopse: Passado num país fictício, Eldorado, o filme é uma grande parábola da história do Brasil no período 1960-66, com seus personagens de diferentes tendências políticas. O diretor realizou uma exaustiva crítica aos que participaram daquele processo, incluindo as diferentes correntes da chamada esquerda brasileira. Um dos motivos pelos quais foi mal recebido por parte da crítica e por alguns intelectuais nacionais. Sua narrativa alegórica e operística, levada a extremos, causou também um grande polêmica, influenciando até hoje, vários cineastas.
Duração: 106 minutos/ Preto e Branco
Horário: 17 horas

Dia 22 - MACUNAÍMA
Diretor: Joaquim Pedro de Andrade - Brasil, 1969
Elenco: Grande Otelo, Paulo José, Jardel Filho e Dina Sfat
Sinopse: Macunaíma é um herói preguiçoso e sem nenhum caráter. Nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto deixa o sertão em companhia dos irmãos e vive aventuras na cidade. Macunaíma ama vários tipos de mulheres, enfrenta vilões milionários e personagens mitológicos. Baseado na obra de Mario de Andrade, grande sucesso de bilheteria do cinema nacional.
Duração: 108 minutos/ Colorido
Horário: 17 horas

Dia 29 - TROPICÁLIA
Diretor: Marcelo Machado – Brasil, 2012
Elenco: Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros
Sinopse: Uma análise sobre o importante movimento musical homônimo, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil no final dos anos 1960. O documentário resgata uma fase na história do Brasil em que a cena musical fervilhava e os festivais revelavam novos talentos. Ao mesmo tempo, o Brasil sofria com a ditadura dos militares no poder, o que fez com que artistas, intelectuais e ativistas fossem torturados, mortos e exilados do país.
Duração: 87 minutos / Colorido
Horário: 17 horas

ÀS SEXTAS FEIRAS:
PEQUENAS GRANDES OBRAS
Dia 3 - O CARTEIRO E O POETA (Il Postino)
Diretor: Michael Radford -  Itália, França e Belgica, 1994
Elenco: Philippe Noiret, Massimo Troisi e Maria Grazia Cucinotta
Sinopse: Por razões políticas o poeta Pablo Neruda se exila em uma ilha na Itália. Lá um desempregado quase analfabeto é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade e a descoberta da poesia pelo carteiro. Indicado a três Oscars e vencedor de Melhor Trilha Sonora.
Duração: 108 minutos/ Colorido
Horário: 17 horas

Dia 10 - SE MEU APARTAMENTO FALASSE (The Apartement)
Diretor: Billy Wilder - EUA, 1960
Elenco: Jack Lemmon, Shirley MacLaine e Fred MacMurray
Sinopse: Um funcionário ambicioso descobre um atalho para subir na companhia em que trabalha: ceder seu apartamento para os encontros amorosos de seus chefes. A tática inicialmente dá certo, mas passa a ser ameaçada quando ele se apaixona pela amante de um deles. Vencedor de cinco Oscars. Um clássico da comédia americana. Vencedor de 5 Oscars.
Duração: 125 minutos/ Preto e Branco
Horário: 17 horas

Dia 17 - A VISITA (The Visit)
Diretor: Bernhard Wicki - EUA, 1964
Elenco: Ingrid Bergman, Anthony Quinn e Irina Demick
Sinopse: Uma mulher rica retorna à aldeia da qual tinha sido forçada a abandonar, anos mais cedo, quando teve um filho com um morador local, que negou a paternidade. O objetivo dela nesta visita é fazer um acordo com os moradores, em troca de uma grande soma de dinheiro, para realizar um antigo desejo de vingança contra seu ex- amante. Adaptado de uma famosa peça teatral de Friedrich Dürrenmatt e encenada no Brasil com grande sucesso.
Duração: 100 minutos / Preto e Branco
Horário: 17 horas

Dia 24 - CINZAS E DIAMANTES
Diretor: Andrzej Wajda - Polônia, 1958
Elenco: Zbigniew Cybulski e Waclaw Zastrzezynski
Sinopse: No último dia da Segunda Guerra Mundial, um jovem rebelde ligado à frente nacionalista, recebe a missão de assassinar Szczuka, um líder comunista. Perturbado pela transformação repentina de aliados em inimigos, ele decide aproveitar a vida por uma noite, quando se apaixona por uma garçonete e pensa em desistir da luta. Grande filme polonês.
Duração: 103 minutos / Preto e Branco
Horário: 17 horas

Dia 31 – PRECIPÍCIOS D’ALMA (Sudden Fear)
Diretor: David Miller, EUA, 1952
Elenco: Joan Crawford, Jack Palance e Gloria Grahame
Sinopse: Ator ambicioso casa com escritora de meia idade e resolve com ajuda de sua amante, assassina-la. Um filme noir pouco conhecido e indicado a quatro Oscars, incluído de melhore atores.
Duração: 110 minutos/ Preto e Branco
Horário: 17 horas


ENTRADA GRATUITA
PALACETE DAS ARTES - Rua da Graça, 284

Filme O pagador de Promessas é atração de "Uma Ideia na Cabeça" no Palacete das Artes *


O Palacete das Artes exibe nesta quarta-feira (08), às 17h, o filme O Pagador de Promessas (1962), do diretor Anselmo Duarte. A apresentação integra a ação Uma ideia na Cabeça, que apresenta ao público diversos filmes baianos dos anos 60 dentro da programação do projeto Tropicália: Régua e Compasso, até o dia 31 de março.

O filme conta a história de Zé do Burro, um homem humilde que enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruz de madeira por um longo percurso até a igreja de Santa Bárbara em Salvador. Baseado na peça de Dias Gomes foi o único filme brasileiro a receber a Palma de Ouro em Cannes.

Já no dia 15 de março será a vez do filme Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha. Passado num país fictício, Eldorado, o filme é uma grande parábola da história do Brasil no período 1960-66, com seus personagens de diferentes tendências políticas. Sua narrativa alegórica e operística, levada a extremos, causou grande polêmica na época, influenciando até hoje, vários cineastas.

No dia 22, será exibido Macunaíma (1969), do diretor Joaquim Pedro de Andrade baseado na obra de Mario de Andrade, um grande sucesso de bilheteria do cinema nacional. Herói preguiçoso e sem nenhum caráter, nasceu na selva e, de preto, virou branco. Depois de adulto deixa o sertão em companhia dos irmãos e vive aventuras na cidade. Macunaíma ama vários tipos de mulheres, enfrenta vilões milionários e personagens mitológicos.

Para encerrar o projeto, no dia 29 será exibido o filme Tropicália, do diretor Marcelo Machado. O documentário traz uma análise sobre o importante movimento musical homônimo, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil no final dos anos 1960. Resgata uma fase na história do Brasil em que a cena musical fervilhava e os festivais revelavam novos talentos. Ao mesmo tempo, o Brasil sofria com a ditadura dos militares no poder, o que fez com que artistas, intelectuais e ativistas fossem torturados, mortos e exilados do país.

Nesta ação já foram exibidos diversos filmes, como: Redenção (1958), Tocaia no Asfalto (1952), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), dentre outros.

Exposição
Até o final do mês, a exposição Tropicália: régua e compasso - com curadoria de Murilo Ribeiro - diretor do Palacete, fica montada para visitação, inspirando ações paralelas do projeto, idealizado por Fernanda Tourinho, diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), que realiza o projeto com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) - ao qual pertence o Palacete das Artes -, e com a Fundação Pedro Calmon (FPC), entidades vinculadas à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

A mostra conta com peças de artistas da música, da dança, e das artes visuais em evidência nos anos 60, como Lina Bo Bardi, Walter Smetack, Yanka Rudzka, Carybé, Juarez Paraíso, Lênio Braga, Jenner Augusto, Pierre Verger, além de fotos dos acervos de Lia e Silvio Robatto, recentemente doados ao Centro de Memória da Bahia.

Mais Cinema no Museu - Além do projeto, toda sexta, o cinema no museu vai apresentar o tema Pequenas Grandes Obras. Dia 10 de março será exibido Se meu apartamento falasse, de Billy Wilder; dia 17, A Visita, do diretor Bernhard Wicki; dia 24, Cinzas e diamantes, de Andrzej Wajda; e dia 31, Precipícios D’alma, dirigido por David Miller.

SERVIÇO
TROPICÁLIA: RÉGUA E COMPASSO
Local: Palacete das Artes - Rua da Graça, 289, Graça
Visitação da exposição: terça a sexta, das 13h às 19h, sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h
Programação até março, as terças, quartas e quintas-feiras sempre a partir das 17h
A Sopa de Maria: Terças-feiras, 14 e 28/03
Uma Ideia na Cabeça: Quarta-feiras, até 31/03
Essa Noite se Improvisa: Quintas-feiras, 23 e 28/03
Seminário e lançamento de revista: Dias 29 e 30/03

Escola de Dança da Funceb inicia aulas para cerca de mil alunos

Foto: Darlan Nunes/GOVBA (Imagens extraídas de vídeo)
Cerca de mil alunos começam esta semana as aulas dos Cursos Livres e Preparatórios da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Recebidos com uma apresentação do Balé Jovem de Salvador, os novos estudantes entre 5 e 17 anos conheceram, na segunda-feira (6), a estrutura da unidade que funciona no Pelourinho e tiveram o primeiro contato com o professor que vai acompanhá-los durante o ano. Além das aulas da tarde, no período noturno começam os cursos livres em mais de 15 modalidades, voltados para adultos, e, pela manhã, estudam os alunos da educação profissional, somando 1.200 pessoas atendidas pela escola nos três turnos.

Todas as aulas são gratuitas e, segundo a vice-diretora da Escola de Dança, Virgínia Costa, isso aproxima a comunidade da instituição, além de oferecer oportunidades para quem não teria contato com a arte. "É um grande orgulho para nossa escola estar favorecendo o estudo e iniciação na arte, que é a dança, para jovens e crianças que são majoritariamente de comunidades carentes de Salvador, estudantes de escola pública e que, talvez, se não fosse essa oportunidade, não tivesse esse despertar".

Além de dar essa oportunidade, as aulas também ajudam no desenvolvimento da criança, seja ele motor, de coordenação, rítmico ou ainda na socialização dos pequenos. Há dois anos praticando capoeira, Caûri Santana, de 8 anos, mudou bastante, é o que garante o pai, Leonardo Santana, que acompanhava o menino na tarde desta segunda. "Esse é o terceiro ano dele aqui e ele melhorou muito. Ele sempre foi um menino muito tímido e depois das aulas já consegue se soltar mais, e melhorou até o rendimento na escola. É muito bom que tenha a oportunidade de vir pra cá ", contou o pai. Caûri garante que as aulas são muito boas. "Eu aprendi vários movimentos, as aulas são muito divertidas, o professor brinca bastante com a gente também ", contou.

As crianças têm aula diversas modalidades de dança, desde Danças Populares, Afro e Moderna, passando pelo Ballet Clássico e Capoeira. Já nos Cursos Livres as opções disponíveis são Balé Clássico, Dança Moderna, Dança Contemporânea, Dança Afro, Alongamento, Pilates de Solo, Ioga, Dança do Ventre, Street, Jazz, Sapateado Americano, Dança de Salão, Interface Artística, Produção e Gestão, Dança Popular, Stiletto, Cinesiologia, História da Dança e Apreciação Estética e Percussão.

Núcleos de extensão

Embora as aulas na sede da Escola de Dança no Pelourinho já tenham começado, as inscrições para os cursos dos núcleos de extensão que funcionam em outros espaços estarão abertas de 20 a 31 de março, no Cine Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas), Cine Teatro (Lauro de Freitas) e Beco da Cultura (CSU Nordeste de Amaralina). Podem se inscrever crianças a partir dos 5 anos de idade, jovens e adultos interessados na prática da dança, a depender da disponibilidade de vagas e cursos disponíveis para cada núcleo. Para se inscrever, os interessados devem comparecer às unidades, das 14h às 17h.


Repórter: Anna Larissa Falcão / Secom

Escola de Dança da Funceb abre inscrições para os Núcleos de Extensão


As inscrições para os cursos de dança desenvolvidos nos núcleos de extensão da Escola de Dança da Funceb estarão abertas entre os dias 20 e 31 de março. O processo de inscrição acontecerá nos espaços de funcionamento de cada um dos núcleos nas comunidades do Engenho Velho de Brotas (Cine Teatro Solar Boa Vista), Lauro de Freitas (Cine Teatro) e CSU Nordeste de Amaralina (Beco da Cultura). Os núcleo ofertam oficinas de dança em variadas linguagens: Ballet clássico, Dança moderna, Dança popular, Brincantes, Laboratório de Habilidades Criativas, Dança Afro, dentre outras.

Os núcleos atuam como uma extensão da proposta pedagógica da Escola de Dança, oferecendo curso preparatório e de qualificação técnica. A proposta de expansão das atividades desenvolvidas pela escola iniciou-se em 2005, com o núcleo de Nordeste de Amaralina no Centro Social Urbano, e hoje operam mais dois núcleos, nos Espaços Culturais da Secult de Lauro de Freitas-Ba e Engenho Velho de Brotas (Cine Teatro Solar Boa Vista).

Os núcleos atuam com crianças (a partir de 5 anos), jovens e adultos interessados na prática da dança, sendo que cada núcleo tem um perfil de funcionamento diferente, e atende  a um público distinto. Para se inscrever, os interessados devem comparecer à sede dos núcleos, das 14h as 17h.


SERVIÇO
Inscrições para os Núcleos de Extensão da Escola de Dança da Funceb
Entre 20 e 31 de março.
Informações: nucleos.danca@gmail.com / 71 3116-6644

Núcleo do Nordeste de Amaralina - Centro Social Urbano – CSU (antigo Beco da Cultura)
Endereço: Beco da Cultura, s/n, Salvador – BA
Tel: (71) 3116 3162

Núcleo de Lauro de Freitas - Cine Teatro de Lauro de Freitas
Endereço: Praça João Tiago dos Santos, s/n – Centro, Lauro de Freitas – BA
Tel: (71) 3288 – 8351

Núcleo Solar Boa Vista - Cine Teatro Solar Boa Vista
Endereço: Parque Solar Boa Vista, s/n, Engenho Velho de Brotas, Salvador – BA
Tel: (71) 3116 - 2009
Realização: Escola de Dança da FUNCEB/ CFA/ Funceb/ SecultBA