Programa de Formação e Qualificação alcança Territórios de Identidade

Cultura



O Programa de Formação e Qualificação de Agentes Culturais pretende alcançar aproximadamente 1500 participantes em 16 cidades baianas. Estão abertas inscrições para as próximas localidades que receberão o curso - Itabuna, Jequié, Cine Teatro Solar Boa Vista, Santo Amaro, Guanambi, Porto Seguro, Alagoinhas e Juazeiro. Interessados devem acessar o site www.agentesculturais.com.br.

Para participar, basta ter mais de 16 anos e interesse na área da cultura. Como não há seleção, as inscrições terminam conforme a quantidade de vagas, que varia em cada localidade que receberá o curso. Aqueles que participarem em pelo menos 75% das atividades, receberão por e-mail certificado de extensão de 15 horas da UFBA.

Direcionado a todos os envolvidos com a cultura - artistas, comunicadores, gestores, artesãos, ativistas - o programa oferece cursos gratuitos e presenciais em 16 cidades da Bahia. Com duração de 15 horas, o curso aborda temas fundamentais para a formação de um agente da cultura, como políticas culturais, culturas brasileiras e baianas e organização da cultura.

Durante o mês de abril, foram contempladas 12 turmas em Feira de Santana, Itaparica, Lençóis, Mutuípe, Lauro de Freitas, Cabaceiras do Paraguaçu, Valença, Vitória da Conquista, Salvador (Alagados, PLataforma, Itapuã e Espaço Xisto Bahia).

A troca de conhecimentos e aprendizados estimulou a interação entre os participantes das mais variadas profissões nos espaços culturais que já realizaram o curso. “Essa interação interdisciplinar é sensacional. O debate tem que existir para o pensamento coletivo”, comenta Nicole Morais Vasconcelos, bacharel, professora de artes e participante da edição realizada em Lençóis, na Casa de Cultura Afrânio Peixoto. O músico Danilo Dadi (Andrade) completa, “A atividade agregou novos olhares em relação à produção pessoal. Como equilibrar o trabalho artístico com a produção e pesquisa. O grande desafio do artista nos dias de hoje”.

O Programa e a imersão cultural
Coordenado pelo professor e pesquisador Albino Rubim, o programa se propõe a formar ativistas comprometidos com a efetivação dos direitos culturais e a consolidação das políticas públicas de cultura, voltadas para o fortalecimento da cidadania cultural.

O Projeto é uma realização da RUBIM – Educação, Cultura e Comunicação, viabilizado por meio de apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, por meio do edital de Formação e Qualificação em Cultura 2016. Tem apoio institucional da Diretoria de Espaços Culturais, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e da Fundação Pedro Calmon.

Como parte do processo formativo, o curso integra uma atividade artística em sua programação, a imersão cultural. Cada um dos 20 espaços recebe um artista, comunicador ou movimentador cultural para apresentar o seu trabalho e provocar reflexões no público.

Após 3 finais de semana, 12 artistas se apresentaram: Alex Mesquita, Cássio Nobre, João Omar, Jonas de Carvalho e Lívia Nery; os dançarinos Edu O. e Priscila Sodré, a atriz e educadora Mônica Santana com o espetáculo Isto Não é uma Mulata, com a literatura vieram Lívia Natália e Tom Correia. Paula Gomes mostrou filmes e Mestre Claudio dançou, jogou, tocou e falou de capoeira.

Albino Rubim destaca que a imersão cultural é fundamental para a formação de cada participante. “É muito importante que o agente cultural, para ser um ativista, articulador e mobilizador, deva ser uma pessoa envolvida e encantada com a cultura. Ou seja, deve ser um consumidor e mais que isto um conhecedor da cultura. Um ser aberto sempre a novas fruições culturais. Daí o sentido da inclusão da imersão cultural como momento vital do curso”, avalia o coordenador.
Todas as aulas são ministradas por professores pesquisadores que integram o CULT – Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA. Com formação nas áreas de comunicação, produção cultural e ciências sociais.

Além dos encontros presenciais, os inscritos ainda podem acessar conteúdos complementares na biblioteca do site. Os textos e vídeos encontrados na plataforma digital servem para ajudar o agente cultural a fundamentar as práticas que fazem parte do seu trabalho.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.


Programação:

Semana 4: 12, 13 e 14 de maio (sexta a domingo)
Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna)
Centro de Cultura ACM (Jequié)
Cine Teatro Solar Boa Vista (Salvador)

Semana 5: 19, 20 e 21 de maio (sexta a domingo)
Teatro Dona Canô (Santo Amaro)
Centro Cultural de Guanambi (Guanambi)
Centro de Cultura de Porto Seguro (Porto Seguro)
Centro de Cultura de Alagoinhas (Alagoinhas)

Semana 6: 26, 27 e 28 de maio (sexta a domingo)
Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro)