Palacete das Artes recebe a exposição "Amaromar" sobre a poluição dos oceanos

Cultura -
Foto: Divulgação



O plástico é o grande vilão na formação das denominadas ilhas de lixo nos mares e oceanos. Para abordar as questões ambientais, principalmente a que envolve a poluição dos oceanos, o Palacete das Artes apresenta ao público a exposição "AMAROMAR", da artista visual Ana Castro, que tem abertura na próxima terça-feira (16), às 19h. São 21 pinturas abstratas, em acrílica sobre tela, de grandes formatos, e uma instalação de esculturas de grande porte, executadas em alumínio e plástico, materiais comumente descartados nos lixões ou no mar.

Teatro para seu evento

A artista e arquiteta mergulhou no mundo azul com suas nuances e mistérios, além de absorver as tonalidades vivas e contrastantes das algas, corais e de outros animais que habitam o reino das águas, numa produção marcada pela gestualidade de suas vigorosas e certeiras pinceladas.

O texto de apresentação da mostra é do artista, crítico e curador Justino Marinho. "Ana Castro mostra coerência no percurso da sua arte. Tem um jeito próprio de realizar sua pintura, cria uma técnica pessoal, adequada aos seus fins expressivos. Ela pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. Suas últimas criações vão além das angústias e das emoções pessoais, e abordam problemas que afligem toda a sociedade, em relação à sobrevivência do planeta. Não representam as aparências visuais da realidade, traduzem tensões emocionais, impregnadas de dramaticidade que variam da calma à tempestade".

Com formação em Arquitetura e Design Gráfico, esta é a sétima exposição individual de Ana Castro. Autodidata, a vivência no universo das artes plásticas fez com que enveredasse pelos caminhos da produção, mas desde o ano 2000 vem se dedicando integralmente ao fazer artístico. São 17 anos pensando arte e fazendo arte. Além da pintura, desenvolve esculturas realizadas com materiais especiais. Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, no país e no exterior.

Para a artista, "o sentimento e a energia aplicados em cada tela continuam sendo um processo intuitivo e visceral. Sempre foi a minha marca, a minha caligrafia. A pintura não tem limite, ou melhor, o limite é a própria tela". E acrescenta. "Com essa mostra pretendo chamar atenção para o estado calamitoso que se encontra a natureza. Um momento de reflexão, comprometimento e responsabilidade para com o meio ambiente", finaliza a artista.

A exposição fica à disposição dos visitantes até o dia 16 de julho. O Palacete das Artes é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Saiba que - "De acordo com o Programa Ambiental das Nações Unidas, os detritos de plástico constituem 90% de todo o lixo flutuante nos oceanos. Estima-se que 46.000 peças de plástico flutuantes provocam a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100.000 mamíferos marinhos por ano. Seringas, isqueiros e escovas já foram encontrados nos estômagos de animais marinhos mortos. Se o aumento de resíduos como garrafas, sacolas e copos de plástico se mantiver no ritmo atual, em 2050 haverá mais plástico do que peixes em peso no mar e 99% das aves marinhas terão consumido restos deste material".

SERVIÇO
Exposição "Amaromar" de Ana Castro
Abertura dia 16 de maio (terça-feira), às 19h
Visitação: De 17 de maio a 16 de julho
Terça a sexta, das 13h às 19h/sábados, domingos e feriados das 14h às 18h)
Local: Palacete das Artes - Casarão 2º pavimento (Rua da Graça, 284 - Graça)
Entrada gratuita