Oficina discute a tecnologia nas artes

Cultura
Com apoio do Fundo de Cultura, oficina discute a tecnologia nas artes



Nesta quarta-feira (03) o Coletivo COATO realiza a oficina “I liquidificador de mídias: Mediação Tecnológica nas Artes”, uma plataforma de pesquisa e experimentação coletiva sobre novas linguagens tecnológicas inseridas nas obras cênicas contemporâneas. O evento propõem uma troca de saberes, processo criativo e diálogos sobre a recepção e abordagem dessas novas técnicas e programações no fazer artístico.

Na oficina serão abordados os seguintes temas: interdisciplinaridade das artes na contemporaneidade e como a inserção dessas novas mídias afeta na recepção do espectador; Teatro e cinema; Mediação tecnológica na dança e possibilidades de discussões sobre presença e Telepresença e espaços conectados. Para tanto, o evento recebe como convidados Ivani Santana (GP Poéticas Tecnológicas - BA) , Rubens Velloso (PHILA 7 - SP), Fábio Vidal (Território Sírius Teatro) e Marcio Meirelles (Teatro Vila Velha - Universidade Livre - BA). A oficina acontece no Teatro Martim Gonçalves, às 14h, com entrada gratuita.

Também entre os dias 03 a 14 de maio será apresentado o espetáculo “Eu é Outro: Ensaio sobre Fronteiras”, uma parceria entre o Coletivo Coato, Phila7, Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas e Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. A peça é um manifesto sobre as distâncias e a vontade de estar perto, atravessar e conectar. Uma tentativa de aproximação entre as partes interessadas. Uma experiência imagética e telemática sobre fronteiras. Um ensaio sobre a ideia de corpo/organismo/presença virtual/real, ou tudo ao mesmo tempo e agora. O espetáculo acontece sempre às 20h, no Teatro Martim Gonçalves, com entrada gratuita.

As ações integram o projeto “Fronteiras Ou Roda Gigante” aprovado no edital de Mobilidade Artística 2016, que conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, pelo Edital de Eventos Calendarizados.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.


SERVIÇO
I liquidificador de mídias: Mediação Tecnológica nas Artes
Data: 03 de maio, às 14h
Local: Teatro Martim Gonçalves , Canela
Entrada Franca.
"Eu é Outro: Ensaio sobre Fronteiras"
Data: 03/04/05/06/07/11/12/13/14 de maio, às 20h
Local: Teatro Martim Gonçalves , Canela
Entrada Franca