Marcelo Rosenbaum e Claudia Leitão participam do Iaô Encontros Criativos

Cultura -



O Mercado IAÔ não é só música. O projeto tem como objetivo principal fomentar a economia criativa em Salvador, principalmente na Península de Itapagipe. É dentro deste tema que o IAÔ Encontros Criativos vai reunir o designer Marcelo Rosenbaum, nesta quinta-feira (04), e a professora Claudia Leitão, na sexta-feira (05), a partir das 17 horas, no MAB – Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória.

O evento, que tem o patrocínio da Vivo e do Governo do Estado através do Fazcultura, da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e terá a participação da cantora Margareth Menezes, presidente do Mercado IAÔ. A abertura também conta com a presença de Jorge Portugal, Secretário de Cultura, e Jaqueline Azevedo, diretora do Mercado Iaô. O público será recebido com um concerto de flautas com Berta e Louise Pitanga.

A Economia Criativa, uma das principais metas do Mercado IAÔ em 2017, será o principal tema do encontro. No primeiro dia, Marcelo Rosenbaum vai falar sobre os trabalhos de fomentação do artesanato no país, através do seu instituto A Gente Transforma, como o da comunidade de Várzea Queimada, no Piauí. Após a palestras, mediada por Tereza Carvalho, diretora do IAÔ, o público poderá bater um papo com o designer sobre o seu segredo de acionar uma rede de instituições, associações e parceiros que viabilizam a transformação de comunidades a partir do produto artesanal.

Uma das principais autoridades sobre o tema no país, a professora Claudia Leitão foi a responsável pela criação Secretária da Economia Criativa (SEC), do Ministério da Cultura -(MInC), a qual foi sua primeira gestora entre os anos de 2011/2013. Vários dos seus programas, tornaram-se referência para as políticas públicas nacionais de cultura, como é o caso dos Agentes de Leitura, Mestres da Cultura Tradicional Popular e Cultura em Movimento: Secult Itinerante, que lhe rendeu o Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC). A sua palestra será mediada pela professora Daniela Canedo, da OBEC.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.


Serviço:
MERCADO IAÔ
Data: quinta-feira (04), às 17h
Com Marcelo Rosenbaum – designer
Data: sexta-feira (05), às 17h
Com Claudia Leitão – professora
Local: Museu de Arte da Bahia – MAB (Av. Sete de Setembro, 2340 – Vitória)