Filarmônicas contam com assessoria técnica e vídeo-aulas

Artes -



Assessoria técnica e aulas on line de empreendedorismo, promoção de carreiras, comunicação estratégica, captação de recursos, elaboração de projetos e gestão de redes sociais estão à disposição das filarmônicas inscritas no site do Serviço de Atendimento à Cultura (SAC). A ação realiza nesta quinta-feira (11), bate-papo on line, com Luís Alencar, com o tema: Empreendedorismo e captação de recursos, pelo Facebook. A primeira videoaula foi transmitida nesta terça-feira (9), comandada pela produtora cultural Lídice Berman, com o tema Produção Cultural e Gestão de Carreiras.
Teatro para seu evento
O projeto, criado pelo Coletivo Casa de Taipa e conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, via Edital Setorial de Música 2016. Segundo a proponente Carla Uckonn, o objetivo é apoiar o trabalho das filarmônicas, espalhadas em todo o Estado da Bahia, fomentando e instrumentalizando os grupos para que tornem possível a sustentabilidade. "Apostamos no empreendedorismo criativo como forma de municiar essas práticas tão importantes para a cultura regional".

Para o superintendente de Promoção Cultural da Secretaria da Cultura da Bahia, Alexandre Simões, o projeto segue os objetivos dos Editais Setoriais no fomento à cultura na Bahia, apoiando as iniciativas regionais e a sustentabilidade de grupos e coletivos. "Foram 23 linhas de apoio, da cultura popular ao teatro, passando pelo audiovisual, capoeira e literatura. Mais de 200 projetos estão em atividade em todo o Estado, garantindo um calendário de eventos e também diversas ações de apoio, como essa proposta pelo SAC. A cultura baiana só tende a ganhar força".

Até agora, 35 filarmônicas estão inscritas no projeto, que dá assistência gratuita. As vídeo-aulas, ou bate-papos, como prefere chamar Carla Uckonn, têm duração de 30 minutos a 1 hora e serão transmitidas ao vivo pelo endereço do facebook, permitindo que o público direcione perguntas e interajam com os facilitadores. "Os vídeos também serão disponibilizados para download no blog do SAC, com acesso vinculado ao registro da entidade, além de ter acesso a tutoriais e guias para inscrição em editais culturais", explica. A iniciativa conta com o apoio da Federação das Filarmônicas do Estado da Bahia.

Até o final do ano, será oferecida uma programação com novos bate-papos on line, que serão divulgados nas redes sociais e blog do SAC. Para o mês de maio, ainda acontecerão os encontros: 11/05 - Empreendedorismo e captação de recursos, com Luís Alencar; 16/05 - Formalização do trabalho e Planejamento de Negócio, com Júlio Marques; 18/05 - Comunicação e Marketing Cultural, com Laura Dantas; 23/05 - Redes Sociais, com Jamerson Silva, 25/05 - Conteúdo e Peojtos em Cultura, com Carla Uckonn, sempre às 20 horas.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) - Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.