Debate sobre democracia inicia novo ciclo do 'Memórias Contemporâneas'

Cultura -



Em continuidade às atividades resultantes de convênio de colaboração firmado entre a Fundação Pedro Calmon (FPC), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), e o Goethe-Institut Salvador-Bahia (Icba), o projeto ‘Memórias Contemporâneas’, do Centro de Memória da Bahia, passa a desenvolver temas de reflexão a partir de experiências globais, perpassando as relações de poder na contemporaneidade.

Na estreia do novo ciclo, na próxima quarta-feira (10), às 18h, acontece no Teatro do Goethe-Institut, no Corredor da Vitória, em Salvador, o debate ‘Artistas em Defesa da Democracia’, com a presença de pessoas com experiências significativas neste contexto - o sociólogo e ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira (Brasil), e os artistas Roy Dib (Líbano) e Cyrille Brissot (França). O evento, com entrada franca, também marca a abertura da 13ª Semana da Europa em Salvador, numa parceria com a Aliança Francesa e o Instituto Cervantes.

O ‘Memórias Contemporâneas’ é um projeto nas áreas de história e memória, que objetiva a constituição de um banco de dados audiovisual acerca da cultura e seus agentes, a partir da década de 1950. Os encontros, que se atentam à relação de organizações e movimentos sociais com o campo da cultura e o protagonismo das linguagens artísticas nas disputas identitárias, são registrados em vídeo. Pondo em diálogo agentes convidados e o público, o pensamento calcado na memória é difundido, gerando outra fonte de conhecimento que não apenas os documentos escritos. Leia mais no site da FPC

Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon (FPC)