Ciclismo é destaque na agenda esportiva do final de semana

Esportes
Foto: Divulgação/Sudesb



Este final de semana (sábado, 6, e domingo,7) será movimentado para os amantes de esporte de aventura sobre duas rodas. Em Salvador e nos municípios de Santo Antônio de Jesus (Recôncavo) e Itaberaba (centro norte) acontecem os campeonatos baianos de Bicicross, GP Bahia de Ciclismo e de Motociclismo, respectivamente. Gratuitos, os eventos têm o apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Santo Antônio de Jesus vai receber, pela primeira vez, o GP Bahia de Ciclismo, competição que vale pontos para o ranking nacional (classe 4) e pela 5ª etapa do ranking estadual, atraindo atletas de diversos municípios da Bahia e de outros estados brasileiros. A primeira bateria tem largada prevista para às 8h de domingo, do Centro Comercial. A prova terá um circuito de 2.400 metros por volta, dividida em três baterias nas categorias master, iniciante, open, júnior e feminino.

Também no domingo, a partir das 9h, a pista Tertuliano Torres, na praia do Corsário, em Salvador, recebe a 1ª etapa do Campeonato Baiano de Bicicross. O evento soma pontos para o ranking estadual e será realizado pela Associação de Bicicross de Salvador e Federação Baiana de Ciclismo, com apoio da Sudesb.

Para a disputa, são esperados atletas dos municípios de Barrocas, Camaçari, Feira de Santana, Itaberaba, Lauro de Freitas, Paulo Afonso e Salvador, que vão correr nas categorias boys (8 a16 anos), men (17 a 29 anos), men 40+, máster, cruiser open, cruiser (30 a 44 anos), cruiser 45+, feminino (até 12 anos), iniciantes, MTBX, elite woman e elite men.

Foto: Divulgação/Sudesb
O 9º Enduro da Chapada será realizado nestes sábado e domingo, em Itaberaba, reunindo trilheiros de vários municípios da região. Considerada o principal evento da categoria no estado, a competição é uma iniciativa da Federação Baiana de Motociclismo, com apoio também da Sudesb. Para a prova, são esperados cerca de 120 pilotos, divididos em quatro categorias - máster, sênior, júnior e novato. O investimento da Sudesb nos três eventos é de R$166 mil para aquisição de material promocional, premiação, infraestrutura, material de divulgação e outros serviços.

Fonte: Ascom/Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb)